MEC adia Enem 2020 para janeiro de 2021

MEC adia Enem 2020 para janeiro de 2021

Anúncio foi feito durante coletiva nesta quarta-feira, 8, em Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020 será aplicado em janeiro de 2021. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 8, pelo Ministério da Educação (MEC).  As provas estavam originalmente marcadas para acontecer em novembro deste ano.

As provas precisaram ser reagendadas devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, a prova escrita do exame será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro. Já as provas da versão digital, serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação das provas ficou agendada para os dias 24 e 25 de fevereiro.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida pelo secretário-executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, em Brasília.

Segundo o levantamento feito pelo Inep, para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deveria ser aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. Contudo, o resultado da enquete, que teve o apoio do ex-ministro Abraham Weintraub, não pode ser levado em consideração, uma vez que foi necessário um diálogo com universidades e instituições de ensino acerca do calendário escolar do próximo ano.

Com as novas datas, os resultados serão divulgados no dia 29 de março. Com isso, o MEC entende que não irá prejudicar o ingresso dos aprovados no primeiro semestre de 2021.


Foto: Agência Brasil

Compartilhar: