Morre Sérgio Mascarenhas, um dos fundadores da Ufscar

Morre Sérgio Mascarenhas, um dos fundadores da Ufscar

O professor faleceu em Ribeirão Preto, aos 93 anos

Morreu nesta terça-feira, 1º de junho, vítima de uma parada cardiorrespiratória, o físico Sérgio Mascarenhas, aos 93 anos. Mascarenhas participou da fundação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e da unidade da Embrapa de São Carlos.

O professor estava internado no Hospital São Paulo, em Ribeirão Preto, desde sexta-feira, 28. O corpo de Mascarenhas será enterrado em São Carlos e o velório está previsto para ocorrer das 13h30 às 15h30, no Auditório Sérgio Mascarenhas, com controle de entrada para evitar aglomeração. O enterro será no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, às 16h.

Mascarenhas é graduado em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e em Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre 1947 e 1951.

Após um período atuando como professor nos Estados Unidos, decidiu ir para São Carlos. Mesmo com convites para dar aula em conceituadas instituições no exterior, o professor preferiu "fazer a diferença" em seu país natal.

Em nota assinada pelos professores Antônio José da Costa Filho e Oswaldo Baffa Filho, a  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) lamentou a morte.

"Cientista visionário, inquieto e generoso, o Prof. Sérgio esteve sempre à frente de seu tempo, catalisando a consecução de novos projetos, concretizando ideias, agregando pessoas e conhecimentos aparentemente desconexos. [...] O Prof. Sérgio teve uma grande influência no atual Departamento de Física da FFCLRP, tanto por ter sido mentor de vários de seus docentes como também pelo apoio constante que dedicou aos projetos desenvolvidos nesse departamento" escreveram.

"Este homem une sua alta inteligência fluída e vasta inteligência cristalizada num processo contínuo de criatividade para resolução de problemas. Como se não bastasse, também é um sábio, entendendo que a nação precisa, mais do que nunca, da solidez e divulgação do conhecimento científico para reduzir suas desigualdades sociais, econômicas e educacionais", declarou o psicólogo José Aparecido da Silva


Foto: Wikipedia - Mariana Costa

Compartilhar: