Mudanças na Fuvest pedem atenção redobrada do candidato
Uma novidade importante é o adiantamento da segunda fase da Fuvest para o mês de dezembro

Mudanças na Fuvest pedem atenção redobrada do candidato

Há novas regras para isenção, mudanças nos guias informativos e novas formas de ingresso na USP

As inscrições para a Fuvest, o vestibular da USP, já estão abertas e vão até o dia 06 de outubro. Neste ano, houve algumas modificações que pedem atenção redobrada dos candidatos, como explica Gustavo Mônaco, diretor da Fuvest.

 

Uma novidade importante é a antecipação da segunda fase da Fuvest para o mês de dezembro. “Ela permite aos vestibulandos ter um tempo de descanso, não passarem as festas de final de ano tensos e preocupados com a prova”, diz o diretor. 

 

Novidade no ano passado, a checagem de autodeclaração no ato da inscrição, verificada sempre antes da matrícula, continua sendo aplicada neste ano. O diretor lembra também que o comprovante de esquema vacinal não é mais uma exigência para prestar o vestibular. 

 

Entre as formas de ingresso na USP, está o Provão Paulista, uma nova iniciativa do governo do Estado de São Paulo juntamente com as três universidades presenciais: USP, Unicamp e Unesp e também a Univesp, a Universidade Virtual do Estado, e o Centro Paula Souza, que congrega as Fatecs.

 

“Essas entidades vão participar da elaboração de uma prova que será seriada e vai ser aplicada para o primeiro, o segundo e para o terceiro ano do ensino médio e o desempenho desses estudantes, que estão matriculados na rede estadual paulista e também em outras redes públicas que queiram aderir ao programa, servirá como demonstração do conhecimento e o desempenho deles vai garantir uma das vagas que está alocada para o Provão Paulista”, explica Mônaco.

 

O Provão Paulista oferece 1.500 vagas e, para a USP, é um mecanismo adicional que decorre de uma divisão feita das vagas do Enem USP. “É uma prova que não vai ter a cara da Fuvest, a cara da Vunesp ou a cara da Comvest, vai ter uma proposta híbrida dessas três modalidades, porque ela é elaborada por membros de todas as universidades presenciais do Estado de São Paulo.”

 

Novos guias informativos

 

Manual do Candidato, que reúne todas as informações necessárias para o vestibulando, tinha o mesmo modelo desde os anos 90, com textos extensos e “escritos de uma forma às vezes bastante complexa, e isso afastava o candidato, que já tem que ler os livros de leitura obrigatória, tem que estudar e se preparar”, de acordo com Mônaco. A iniciativa da diretoria da Fuvest busca tornar o manual mais próximo dos candidatos, fragmentando-o em guias informativos sobre diferentes aspectos da prova.

 

“Decidimos fatiar em quatro guias e eles foram disponibilizados com uma função específica. O primeiro deles foi divulgado ainda antes dos pedidos de isenção e de redução de taxa, ele ajuda as pessoas a fazer o pedido de isenção. Logo a seguir saiu o Guia das Carreiras, que faz um papel de permitir ao estudante conhecer as carreiras, ver o que ele quer prestar, quais as provas ele vai ter que responder na segunda fase e se preparar nesse contexto. Depois, saiu o Guia de Jornadas, que diz respeito à inscrição propriamente dita, prazos, valor da taxa, dia que o boleto vai vencer. E, por fim, saiu o nosso Guia de Provas, que traz o conteúdo de cada uma das disciplinas, traz também algumas dicas sobre a prova.” 

 

Os guias serão agregados em um único arquivo digital para aqueles que queiram ter todas as informações reunidas, mas continuarão disponíveis de forma fragmentada.  

 

Demais informações

 

Inscrições: de 17 de agosto a 6 de outubro

 

Vencimento dos boletos de inscrição: 10 de outubro

 

Primeira fase da prova: 19 de novembro 

 

Com informações: Jornal da USP

Segunda fase da prova: 17 e 18 de dezembro 


Marcos Santos/USP

Compartilhar: