ONU premia alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
O primeiro ‘Simulado do Conselho de Direitos Humanos’ foi promovido pela ONU Brasil.

ONU premia alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

Grupo foi premiado por apresentar dossiê onde aponta que o Brasil precisa de legislação mais positiva para o reconhecimento legal de casais homoafetivos

Os alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), da Universidade de São Paulo (USP), foram contemplados com um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo apresentou um dossiê que demonstra que o Brasil precisa de legislação mais positiva para o reconhecimento legal de casais do mesmo sexo.

A equipe de estudantes foi uma das três homenageadas pela organização do primeiro 'Simulado do Conselho de Direitos Humanos' da ONU, que aconteceu em outubro, em Brasília.

Conquista

Os contemplados pela menção honrosa foram os alunos Adriane Montenegro, André Amato, Cletus Vinícius, Lucas Galassi e Mayumi Martins, que tiveram a orientação do professor Caio Gracco Pinheiro Dias, do Departamento de Direito Público da FDRP.

A conquista veio por meio de um dossiê apresentado pelos alunos sobre as recomendações feitas ao Brasil durante a Revisão Periódica Universal (RPU), procedimento realizado para avaliar a situação de direitos humanos do país.

Segundo um dos integrantes do grupo, Cletus Vinícius, o dossiê foi feito com jurisprudência, análise jurídica e política sobre o tema. “Apesar do Supremo Tribunal Federal já ter julgado casos que permitiam o casamento homossexual, procuramos demonstrar a necessidade de uma lei mais positiva no Brasil”, diz.

Evento

Com o objetivo de promover o conhecimento sobre o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, o evento reúne estudantes graduados em diversas universidades brasileiras.

O primeiro ‘Simulado do Conselho de Direitos Humanos’ foi promovido pela ONU Brasil em parceria com o Núcleo de Simulação de Negociações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB), com o Observatório de Direitos Humanos do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e com a Faculdade de Direito e Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).


Foto: Beto Barata

Compartilhar: