Pedagoga ministra palestra de educação emocional para professores e gestores em Ribeirão Preto
A professora Isabel Rocha Souza ministra a palestra “Professores: ‘para-raios’ socioemocionais" em Ribeirão Preto e em Sergipe

Pedagoga ministra palestra de educação emocional para professores e gestores em Ribeirão Preto

Socióloga especializada em educação emocional, Isabel Rocha Souza aponta a carga emocional trazida pela pandemia como um dos maiores desafios da volta às aulas

A educadora socioemocional e professora da rede pública Isabel Rocha Souza ministra a palestra “Professores: ‘para-raios’ socioemocionais” em escolas públicas com o objetivo de preparar professores e gestores da educação para lidar com problemas emocionais dos alunos neste momento de pandemia. 

A professora, formada em Pedagogia e mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, começou a estudar problemas de saúde emocional dos alunos depois de passar por experiências pessoais dentro da sala de aula. “Foi uma experiência empírica, tive alunos com problemas emocionais seríssimos, beirando as intenções suicidas com uma aluna que se automutilava, como grande parte dos professores que não estão preparados para lidar com esses problemas que atingem a infância e a adolescência, comecei a buscar conhecimento, fazer pesquisas e cursos pra saber como lidar com alunos com problemas emocionais de saúde mental”, explicou a professora Rocha Souza.

Segundo a educadora, os professores são os primeiros a vivenciar situações envolvendo problemas socioemocionais e comportamentais por parte dos alunos, como irritabilidade na sala de aula, dificuldade de concentração e aprendizagem e até casos de ansiedade e depressão. Por isso, ela compara os profissionais da educação com “para-raios” emocionais, que absorvem toda essa “tempestade” de carga emocional do ambiente escolar. 

“As escolas estão preocupadas com os protocolos de segurança, que são primordiais e essenciais, mas o emocional eu vejo ficando de lado. No primeiro momento, devemos nos preocupar com o emocional das crianças, já que, se eles chegam lá com todos esses problemas emocionais, eles não conseguem aprender. A defasagem de aprendizagem vai ser grande, principalmente porque tivemos alunos que não participaram de uma aula on-line, por falta de aparelhos, de tecnologias, ou que não tinham internet para participar”, declarou a pedagoga.

A professora ainda ressalta que os problemas socioemocionais na sala de aula devem se agravar com a situação da pandemia da Covid-19 e a volta às aulas. 

“Se já tínhamos problemas antes da pandemia, imagine depois de tanto tempo sem contato com amigos e professores, para crianças que tem problemas emocionais sérios a escola é uma válvula de escape na maioria das vezes. Os professores inevitavelmente vão ter que lidar com sintomas emocionais como irritabilidade, ansiedade, tristeza, com alunos com sentimento de luto pois perderam familiares para Covid, com o medo de pegar (a doença) e tudo isso vai refletir no comportamento e no aprendizado dessa criança” ressaltou a professora Isabel Rocha.

A palestra “Professores para-raios socioemocionais” é direcionada a professores e gestores da educação e busca contribuir com a manutenção da saúde mental de profissionais e alunos, diminuindo os impactos que a carga emocional trazida pela pandemia tem sobre o aprendizado. 


Foto: Arquivo Pessoal

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