Pesquisa da USP pretende alcançar mais de 15 mil alunos em Ribeirão Preto
As aplicações acontecerão entre os meses de agosto e outubro deste ano

Pesquisa da USP pretende alcançar mais de 15 mil alunos em Ribeirão Preto

Os estudantes vão participar de um estudo que busca avaliar as habilidades socioemocionais

Uma pesquisa realizada por profissionais do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), vinculado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, pretende alcançar mais de 15 mil crianças de 30 escolas públicas municipais, 39 estaduais além de, pelo menos, 44 escolas particulares.

Esses estudantes, dos 3º e 4º anos, vão participar de um estudo que busca avaliar as habilidades socioemocionais, que são um conjunto de competências desenvolvidas a partir das relações com outras pessoas e consigo mesma.

Os pesquisadores querem descrever a realidade dos estudantes de Ribeirão Preto e entender a fundo a relação das características socioemocionais com resultados escolares e outros fatores importantes para a formação dos jovens como alunos e cidadãos.

Além do estudo sobre as habilidades socioemocionais, a pesquisa, também, fará avaliações das habilidades cognitivas, como a proficiência em língua portuguesa e matemática.

Será solicitado, também, que os professores responsáveis por cada turma respondam a um questionário sobre expectativas criadas no contexto escolar e a transição da Base Nacional Comum Curricular. As aplicações acontecerão entre os meses de agosto e outubro deste ano.


Foto: Diogo Moreira | A2img

Compartilhar: