Possível fechamento de escolas estaduais preocupa prefeitura

Possível fechamento de escolas estaduais preocupa prefeitura

Em reunião com executivo, representantes da Apeoesp solicitaram que prefeitura envie ofício ao governador Geraldo Alckmin (PSDB)

A prefeita Dárcy Vera (PSD), acompanhada pelo secretário municipal da Educação, Ângelo Invernizzi Lopes, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira, dia 6, representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

Durante a reunião, os conselheiros estaduais da entidade, Fábio Sardinha e Roberto Tofólli, solicitaram à prefeita uma intervenção do município à decisão – ainda não confirmada – de fechamento de pelo menos quatro escolas estaduais no município.

Através de sua conta, na rede social Facebook, a chefe do executivo se comprometeu a enviar, ainda nesta terça-feira, um ofício ao governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). “Eles vieram me pedir que eu encaminhe ofício ao governador solicitando agenda para atender os representantes da Apeoesp, professores, diretores, e pais de alunos”, informou na postagem.

A Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura de Ribeirão Preto informou que não foi notificada oficialmente sobre a decisão de fechamento de escolas estaduais em Ribeirão Preto. No entanto, segundo o secretário municipal da Educação, o quadro indica que algumas escolas serão fechadas. “Em outras cidades, onde entidades apontaram a possibilidade de fechamento das escolas, as unidades escolares foram fechadas”, explicou.

A preocupação, segundo o secretário, é de que a decisão do governo do Estado crie uma lista de espera em escolas municipais. “Como para o Ensino Fundamental o Estado e Município têm uma espécie de sociedade, as escolas municipais terão de absorver estes alunos vindos da rede estadual”, completa.

Atualização de cadastro

Com a implantação do Novo Modelo Escolar os alunos de escolas que passarão pela adequação serão automaticamente matriculados em unidades escolares com distância de até 1,5 km de sua antiga escola.

A orientação da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto é de que pais e responsáveis atualizem os dados dos estudantes através do site Atualize Seu Cadastro, para garantir a distribuição correta de alunos em cada escola.

No dia 14 de novembro está previsto para acontecer o Dia E, uma audiência em que os pais poderão tirar dúvidas nas escolas em que os filhos já estudam sobre as alterações.

Acesse atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br

Revide on-line
Bruno Silva
Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: