Prefeitura anuncia projetos para área da Educação em Ribeirão Preto

Prefeitura anuncia projetos para área da Educação em Ribeirão Preto

Coletiva nesta quarta-feira, 27, contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira e do secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, dia 27 de julho, a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto anunciou quatro novos projetos para a área. A apresentação contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do secretário de Educação, Felipe Elias Miguel, o professor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Mozart Neves Ramos, e os professores Antonio José da Costa Filho e Elaine Assolini da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). 

 

Durante a coletiva, o prefeito Duarte Nogueira destacou a ampliação do programa “Todos Juntos” com a implantação de um segundo professor dentro das salas de aula, para as turmas da 5ª série do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto, a partir do dia 8 de agosto. Para isso, serão contratados 100 novos docentes. 

 

“O objetivo é recuperar a defasagem na aprendizagem dos estudantes que foi intensificada por dois anos durante o ensino remoto em 2020 e 2021. Sempre lembro que, o aluno que entrou na escola em 2019 no 1º ano, ele foi para o 2º ano em 2020 fora da sala de aula, foi para o terceiro ano em 2021, fora da sala de aula, e chegou agora ao 4º ano nas condições que a gente imagina de defasagem”, disse o prefeito. 

 

Avaliação

 

O secretário municipal de Educação anunciou também a realização de uma avaliação diagnóstica bimestral elaborada pela Fundação Vunesp, na qual serão avaliadas as disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências e língua inglesa, para monitorar o nível educacional dos alunos. 

 

"Um dos pontos da avaliação diagnóstica é a verificação da escrita, leitura e proficiência da criança. Fizemos isso no ano passado, em razão da pandemia, e no começo deste ano. Nós já coletamos os dados do 1º ao 5º ano e verificamos com muita propriedade a importância de um segundo professor na sala de aula. Nós hoje temos alunos de quarto e quinto ano com proficiência muito próximas e isso mostra que nossos alunos, especialmente os do 4º ano, essa proximidade se deu em função de um segundo professor, de um atendimento individualizado dos nossos alunos", explicou o secretário Felipe Elias Miguel.

 

Convênio 

 

Ainda durante a coletiva, o prefeito Duarte Nogueira firmou um convênio com o Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto, que objetiva a formação profissional de docentes e diretores da rede municipal de ensino. 

 

Segundo o professor Mozart Neves Ramos, que assinou o convênio, a iniciativa não gera custos para a Prefeitura. “É uma satisfação enorme formalizar algo que já vem sendo trabalhada de forma conjunta e integrada com a Secretaria de Educação do município de RP, com o secretário Felipe e toda sua equipe e conduzido através da cátedra, mas naturalmente com o amparo legal e principalmente a coordenação do Instituto de Estudos Avançados da USP, conduzido por nosso coordenador Antonio Costa”, destacou o professor. 

 


Foto: Revide

Compartilhar: