Primeira fase da Fuvest acontece neste domingo, 19
Vestibular da Fuvest oferece 8.147 vagas nos cursos de graduação da USP, com opções na capital e no interior

Primeira fase da Fuvest acontece neste domingo, 19

São 110.399 inscritos, entre candidatos e treineiros, que concorrem a vagas em diversos cursos da USP

Começa neste domingo, dia 19 de novembro, o concurso vestibular da Fuvest que oferece 8.147 vagas nos cursos de graduação da USP, com opções na capital e no interior. O número de inscritos é de 99.573 candidatos e 10.826 treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, totalizando 110.399 pessoas. O vestibulando deve consultar o local de prova na área do candidato no site da Fuvest neste link.

 

No domingo, haverá transmissão da correção da prova feita pelos professores do MedEnsina, curso pré-vestibular mantido pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP. A previsão é que inicie às 20 horas, mas o horário pode variar, dependendo da liberação do gabarito pela Fuvest.

 

Confira algumas dicas para o dia da prova da primeira fase da Fuvest:

 

Local de prova

  • Acesse a Área do Candidato no site da Fuvest: https://app.fuvest.br/login
  • É preciso informar e-mail ou CPF e a senha
  • Visite o local da prova com antecedência e calcule o tempo necessário de deslocamento
  • Abertura dos portões das escolas: 12h
  • Fechamento dos portões e início da aplicação da prova: 13h

 

Como será a prova

  • 90 questões de múltipla escolha
  • Disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química (algumas interdisciplinares)

 

O que é obrigatório

  • Documento de identidade original
  • Caneta de tinta azul ou preta

 

O que posso levar

  • É permitido o uso de lápis para rascunho, borracha, apontador e régua transparente
  • Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova

 

O que é proibido

  • Não é permitido utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento
  • Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma
  • A Fuvest informará aos candidatos o tempo restante para o final do exame

 

A lista com os candidatos aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 1º de dezembro e a prova será nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023. O vestibulando deve estar atento pois o local em que fará a prova da 2ª fase pode ser diferente do local da prova da 1ª fase. As provas de competência específica acontecem entre 11 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.

 

Uma chance a mais de entrar na USP em 2024

Os estudantes que se inscreveram no concurso da Fuvest e também fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer, sem nenhum custo, no processo seletivo Enem USP. Estão sendo destinadas 1.500 vagas nesse processo: 685 serão para Ampla Concorrência, 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

 

O processo seletivo Enem USP terá inscrições de 4 de dezembro a 5 de janeiro pelo site da Fuvest. Os candidatos podem se inscrever em até três cursos de sua preferência em uma das áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B), Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). A seleção dos candidatos será por classificação conforme a pontuação obtida no Enem do ano de 2023. Saiba mais sobre as vagas disponíveis pelo Enem USP clicando aqui e acompanhe as informações no site da Fuvest neste link.

 

Com informações: Jornal da USP

 


Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar: