Primeiro dia do Enem tem grande concentração de estudantes em Ribeirão Preto
Estudantes aguardam desde cedo no portão de entrada

Primeiro dia do Enem tem grande concentração de estudantes em Ribeirão Preto

Trânsito e calor marcaram o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio

Neste domingo, 21, é aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio. O calor e o trânsito foram alguns dos obstáculos enfrentados pelos vestibulandos antes do início da prova.

No campus da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), na zona Leste da cidade, uma fila de carros se formou no entorno dos blocos, congestionando as ruas ao redor.  A estudante Giovanna Cicelini pretende cursar Engenharia Química. Apesar do nervosismo, a jovem se mantém confiante sobre a prova. “Vamos lá! Eu estudei e estou aqui para isso”, afirmou.

Maria Júlia Abel Bessa também aguardava a abertura dos portões. A estudante do segundo ano de cursinho deseja ingressar no curso de psicologia. Maria Júlia acredita que a prova deverá abordar menos as questões sociais do que nos anos anteriores. “Com a mudança do Bolsonaro em relação a prova eu estou meio insegura, mas, acredito que não será algo muito drástico”, contou.

Enem 2021

 O Enem começa a ser aplicado hoje em todo o país nas modalidades impressa e digital. Tanto as provas quanto o tema da redação serão iguais nas duas versões. Ao todo, 3,1 milhões de candidatos devem fazer o exame em mais 1,7 mil municípios.

No primeiro dia do Enem, os candidatos responderão a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além de fazer a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Os portões se abriram às 12h e fecharam às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h. O horário é o de Brasília.

Assim como a edição de 2020, o Enem 2021 terá regras especiais por conta da pandemia. O uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação. Participantes que estejam com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.


Foto: Susanna Nazar

Compartilhar: