Professor da USP de Ribeirão Preto ganha prêmio Jabuti
Professor da USP de Ribeirão Preto ganha prêmio Jabuti

Professor da USP de Ribeirão Preto ganha prêmio Jabuti

Hélio Rubens Machado foi contemplado com o livro “Tratado de Neurocirurgia; o Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do País

O professor e médico da área de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FMRP) Hélio Rubens Machado ganhou o prêmio Jabuti deste ano com o livro “Tratado de Neurocirurgia", vencedor na categoria Ciências da Saúde.

O Jabuti, criado em 1958, é o mais tradicional prêmio literário do Brasil.

Segundo o médico contemplado, receber o prêmio foi uma surpresa. “Fique muito feliz com a conquista, pois a gente nunca espera que um médico irá ganhar um prêmio de literatura. Isso mostra que literatura médica no país está cada vez mais desenvolvida”, diz.

Machado comenta ainda que, ao todo, a obra tem 2 mil páginas e contou com 17 editores, todos profissionais da área no país. Ele é o único de Ribeirão Preto.

Jabuti

Além de valorizar escritores, o prêmio Jabuti destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.

Ao todo, foram 27 categorias contempladas este ano, sendo que, anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras.

Mais contemplação

Em 1972, Lucília Junqueira de Almeida Prado foi a primeira autora da região de Ribeirão Preto a conquistar o prêmio Jabuti. Ela é autora de 65 livros infantis e juvenis e dez livros de contos. Com “Uma rua como aquela”, marcou a renovação da literatura brasileira destinada a jovens, quando foi contemplada com o prêio.


Foto: Arquivo Revide e Divulgação

Compartilhar: