Projeto "Era Uma Vez... Brasil" lança nova edição em Ribeirão Preto

Projeto "Era Uma Vez... Brasil" lança nova edição em Ribeirão Preto

Iniciativa leva estudantes e professores brasileiros da rede pública para intercâmbio cultural em Portugal

Ribeirão Preto irá receber o lançamento da 6ª edição do “Era uma vez...Brasil”, projeto  ligado a programa de atividades educativas, artísticas e culturais, realizadas em quatro etapas, com objetivo de colaborar com a difusão da cultura nacional. O evento de lançamento ocorre neste sábado, 26, na Câmara de Vereadores do município.

O projeto, que é voltado para estudantes do oitavo ano do ensino fundamental, mobiliza alunos e professores em atividades que destacam a diversidade, pluralidade, multiplicidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil. Ao todo, mais de 25 escolas da rede municipal participam da iniciativa, que dará continuidade ao trabalho já iniciado na edição anterior e trará como tema central, o processo de colonização do Brasil e seus principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses.

A primeira etapa do projeto é chamada de Fatos Históricos e mobiliza os professores de História das escolas participantes, que, em encontros sucessivos de formação e capacitação, incluindo vivências culturais de temática indígena e afro-brasileira, conhecem o conteúdo pedagógico do projeto.

A partir desses encontros, os professores passam a propor diferentes atividades de leitura e pesquisa aos alunos, tendo como resultado a produção de histórias em quadrinhos. As cem melhores tirinhas produzidas por eles integrarão o livro “O outro lado da História”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Os estudantes que criarem as melhores HQs seguem para a segunda etapa, o ‘Campus de arte-educação’. Nesta etapa, os alunos passam por uma imersão às diferentes linguagens artísticas trabalhadas no projeto, participando de oficinas de Interpretação, Roteiro, Som e Fotografia, além de Vivências Indígenas e Afro-brasileiras. Como resultado desses encontros, os estudantes produzem curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a atividade mais aguardada do projeto: a viagem a Portugal.

Intercâmbio

O intercâmbio será de dez dias em Portugal vivenciando experiências, refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808.

Além das visitas a pontos históricos, o grupo selecionado visitará escolas públicas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda terão oportunidade de apresentar os filmes produzidos e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.

Apoio 

Em Ribeirão Preto, o “Era Uma Vez… Brasil” conta parceria da Secretaria de Educação, além do patrocínio do Grupo Rodonaves, que apoia a iniciativa por mais um ano consecutivo. “Acreditamos que as empresas têm responsabilidade na promoção e apoio de projetos que viabilizam a educação. Para esses jovens, essa é uma oportunidade única de aprender e vivenciar a história por meio da imersão cultural”, comenta João Naves, Fundador e Presidente do Grupo Rodonaves.


Foto: Divulgação

Compartilhar: