Projeto Jovens Protagonistas inicia nova etapa em Ribeirão Preto

Projeto Jovens Protagonistas inicia nova etapa em Ribeirão Preto

Grupo formado por 12 jovens agora atuará em quatro escolas públicas de Ribeirão em prol do protagonismo juvenil

Após dois anos e meio, o projeto Jovens Protagonistas, desenvolvido pela Fundação Feira do Livro, inicia uma nova etapa. Agora, o grupo formado por 12 jovens moradores na Zona Norte de Ribeirão e com idades de 13 a 17 anos, passa a multiplicar o conhecimento adquirido ao longo deste período em quatro escolas públicas de Ribeirão Preto.

“A intenção é que estes jovens façam a sensibilização para o protagonismo juvenil. No momento em que se sensibilizam novos jovens, também estamos formando os que já atuam no projeto”, disse Luciana Balieiro, coordenadora do Projeto.

O protagonismo juvenil é composto pela prática de exercícios que acontecem na coletividade, os jovens coordenados pela Fundação Feira do Livro atuam como agentes sociais focados em promover e incentivar atividades culturais na periferia. Depois de um longo período de atividades desenvolvidas no Centro Cultural Quintino II, os jovens passam agora para uma etapa importante no processo de formação. Através de palestras realizadas por eles em quatro escolas públicas de Ribeirão Preto, o grupo se torna incentivador de práticas positivas que influenciam na vida social de cada comunidade e nas escolas.

Durante as palestras também será distribuída a revista Entre Nós, publicação desenvolvida pelos jovens participantes do projeto.

“A metodologia do protagonismo juvenil pressupõe que se chega a um momento onde o grupo precisa caminhar sozinho e formar outros grupos. A intenção é que eles, que estão conosco há dois anos e meio, tenham autonomia e possam influenciar outros jovens de maneira positiva a pensar o espaço em que vão atuar”, declarou Viviane Mendonça, superintende da Fundação Feira do Livro.

O projeto Jovens Protagonistas já tem reconhecimento nacional. No final de 2014, foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC) como uma das principais iniciativas de incentivo à leitura do país. O Prêmio Leitura para Todos é um incentivo financeiro para que o grupo continue desenvolvendo atividades e exercendo o protagonismo juvenil.


Revide Online com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto
Fotos: Divulgação

Compartilhar: