Projeto leva leitura a pacientes de São Joaquim da Barra
Desde 2013 foram colocados à disposição do público alguns livros e revistas nas salas de espera das UBSs

Projeto leva leitura a pacientes de São Joaquim da Barra

‘O livro é meu amigo. Lê para mim!’ acontece no período da manhã e da tarde, duas vezes por semana, nas Unidades Básicas de Saúde

A Biblioteca Municipal Dr. Carlos de Rezende Enout- Estação do Saber, da Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra (SP), realiza uma atividade diferente: as mediadoras das instituições leem livros aos pacientes que aguardam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O projeto denominado como ‘O livro é meu amigo. Lê para mim!’, acontece no período da manhã e da tarde, duas vezes por semana, também no Pronto-Socorro, da Clínica Dentária e do Laboratório Regional do município.

Segundo a bibliotecária da Biblioteca, Silvana Flávia Rossi Cervi, o objetivo do projeto é converter momentos de espera em momentos de aprendizagem, através da leitura. “Levar o livro onde o povo está”, diz.

Ela conta ainda que desde 2013 foram colocados à disposição do público alguns livros e revistas nas salas de espera das UBSs. “São diferentes publicações tratando de vários temas que podem ser lidos pelos usuários enquanto esperam para serem atendidos”, afirma.

Seleção

 

 

 

 

 

 

 

 








A seleção dos livros é feita semanalmente em um grupo de estudos, onde são discutidos quais serão os periódicos a serem lidos a população.  “Somos muito criteriosas com o tipo de leitura, e na maioria das vezes selecionamos livros de literatura infantil, juvenil e poesia. Sempre aliando um bom texto com um projeto gráfico de qualidade”, acrescenta a bibliotecária.

Leitura em casa

Além da leitura oferecida pelas mediadoras, os livros são disponibilizados para levar para casa. “As pessoas podem levar os livros, mas são orientadas pelas funcionárias a devolverem quando terminarem a leitura”, conclui.


Foto: Divulgação

Compartilhar: