Rankings de 2021 confirmam liderança da USP na América Latina

Rankings de 2021 confirmam liderança da USP na América Latina

Diversas avaliações internacionais nas áreas de sustentabilidade, reputação, empregabilidade, ensino e pesquisa colocaram a USP em destaque ao longo do ano

Os rankings são vistos como importantes termômetros da qualidade do ensino superior de um país e, por terem critérios e métodos diversos de avaliação, priorizando certos aspectos em detrimento de outros, podem apresentar classificações diferentes para a mesma instituição, ou mesmo fazer oscilar de posição conforme o ano.

Em 2021, a USP teve destaque em várias avaliações e subiu posições em alguns dos principais rankings. No World Reputation Ranking, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), por exemplo, ganhou dez posições, passando do grupo 91-100 para a posição 81-90 entre as universidades de melhor reputação mundial. No Best Global Universities 2022, produzido pela editora norte-americana US News, a Universidade subiu sete posições em relação ao ano passado, ficando na 115ª posição mundial. Em ambos, é a mais bem classificada da América Latina.

“A USP se reinventou durante a pandemia e os resultados positivos estão demonstrados nessas classificações internacionais. O ponto mais importante é que a Universidade se aproximou ainda mais da sociedade e se apresentou como um apoio no meio de uma crise sem precedentes. Acho que ela vem cumprindo o papel que se espera de uma instituição com reconhecimento internacional”, disse o reitor Vahan Agopyan em outubro, quando os dois rankings foram divulgados.

Uma das 100 universidades de melhor reputação no mundo

Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o World Reputation Ranking de 2021 classificou a USP como a única universidade brasileira a figurar entre as 100 instituições com melhor reputação acadêmica do mundo, na posição 81-90. 

O ranking foi divulgado em outubro e classifica as 200 instituições com mais prestígio de acordo com a opinião de pesquisadores e acadêmicos e tem como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino. 

Melhor da América Latina

Em outubro, o ranking Best Global Universities 2022, promovido pela editora norte-americana US News, elegeu a USP a melhor universidade da América Latina. Na lista geral, ficou na 115ª posição mundial.  A USP também foi classificada em 38 das 43 áreas de conhecimento e ficou entre as 100 melhores em 21 delas.

A avaliação considerou cerca de 1.750 instituições de mais de 90 países e tem como base os dados e métricas do Clarivate Analytics InCites, ferramenta on-line de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro.

 

*Com informações do Jornal da USP


Foto: Divulgação Foto: Silvio Tucci / USP Imagens

Compartilhar: