Rede municipal volta às aulas no dia 3 de fevereiro, em Ribeirão Preto

Rede municipal volta às aulas no dia 3 de fevereiro, em Ribeirão Preto

De acordo com a Secretaria de Educação, o retorno que deve ocorrer na próxima semana, será 100% presencial, seguindo todos os protocolos de higienização contra a Covid-19

A vendedora Bruna dos Santos, mãe da pequena Sofia de 5 anos, está ansiosa para o início do ano letivo. Com as mudanças propostas pela Prefeitura de Ribeirão Preto, ela acredita que a filha conseguirá recuperar a aprendizagem perdida com o ensino a distância. Sofia foi matriculada na segunda etapa da escola EMEI Professor José Pedro Moreira, no bairro Parque Ribeirão.

O retorno das aulas da rede municipal de ensino em Ribeirão Preto está previsto para o dia 3 de fevereiro, segundo a Secretária de Educação As aulas retornam 100% presenciais para os estudantes do ensino infantil, fundamental, especial e também para os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A Sofia teve aulas on-line, material escolar e atividades todos os dias. No começo ela se adaptou super bem, mas depois foi perdendo o interesse. Minhas expectativas é que seja um ano repleto de aprendizagem para ela, que recupere todo esse tempo perdido”, comenta Bruna.  

Como medida de precaução contra a Covid-19, as unidades passaram por vistorias realizadas por uma equipe de infectologistas em setembro do ano passado. Em nota, o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, afirma que o retorno tem como objetivo superar a defasagem educacional causada pela pandemia. “Para 2022 nosso foco é o aluno. Tudo que envolve sua aprendizagem e recuperação destes últimos anos será feito”, diz.

Bruna ainda ressalta a importância das aulas presenciais para a aprendizagem e socialização de Sofia. “Minha filha é sozinha, por exemplo, e na escola ela tem amiguinhas, aprende a conviver com outras crianças, a dividir as coisinhas dela, aprende muito sobre higienização, claro isso ela aprende dentro de casa também, mas acho legal um reforço e motiva ver outras crianças fazendo.  Na escola eles aprendem muito mais do que só ler e escrever”, diz.

Medidas para o retorno das aulas

Para tentar superar os impactos que a pandemia causou durante o período de quase dois anos de ensino remoto, algumas mudanças nas grades curriculares foram realizadas.

Apesar do número crescente de casos de Covid-19 na cidade, o retorno está mantido e, segundo a Secretaria de Educação, todos os protocolos sanitários serão cumpridos à risca. O retorno dos alunos foi motivo de disputa na justiça entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto.

Como requisitado pela Ação Civil Coletiva movida pelo Sindicato, todas as 134 escolas municipais e os transportes escolares foram vistoriados por médicos infectologistas. Além disso, outra exigência para o retorno era a vacinação completa dos profissionais da Educação.

Confira outras mudanças 

- Ampliação da carga horária, com a implantação da 6ª aula para o ensino fundamental;

- Recuperação paralela, no contraturno escolar, com ênfase em língua portuguesa e matemática;

- Reestruturação da língua inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental e a ampliação para cinco aulas semanais para os anos finais do fundamental, além de um novo material didático;

- Programa Municipal de Alfabetização e Letramento;

- Climatização de todas as mais de mil salas de aulas com ar-condicionado, proporcionando ambientes propícios à aprendizagem;

- Novos computadores e kits multimídia para todas as escolas

Texto: Gabriela Viana


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: