Reintegração da Escola Otoniel Mota ainda não pode ocorrer

Reintegração da Escola Otoniel Mota ainda não pode ocorrer

Alunos permanecem na unidade, onde realizaram limpeza e debates nesta terça-feira, 2

A reintegração de posse da Escola Estadual Otoniel Mota, em Ribeirão Preto, solicitada pela Justiça, não pôde ser realizada nesta quarta-feira, 2. Isso porque o documento precisaria ter sido entregue ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), em São Paulo, o que não ocorreu. Há 48 horas para que esse envio seja feito. O Portal Revide apurou que um oficial de Justiça chegou ir à escola para fazer a reintegração de posse, porém, ele não conseguiu entregar o documento.

O juiz Reginaldo Siqueira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, ao pedir a reintegração, citou os estudantes como “invasores”, e também o sindicato. Os estudantes do Otoniel ocuparam a unidade em solidariedade às escolas que passarão pela reorganização proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) a partir de 2016.

Ao todo, 34 alunos passaram a noite na escola, que continua recebendo alunos para outras atividades, como os campeonatos esportivos interclasses. Eles não planejam deixar o prédio mesmo com o pedido de reintegração expedido.

No segundo dia de ocupação da E.E. Otoniel Mota, os estudantes realizaram a limpeza do prédio e também debates sobre movimentos sociais e desmilitarização da Polícia Militar. Nesta quarta-feira, 2, alguns alunos também foram ao Fórum de Ribeirão Preto para se informarem sobre o requerimento de reintegração de posse do prédio.

Já são quatro escolas ocupadas por estudantes na região de Ribeirão Preto, além do Otoniel Mota. Outras três foram ocupadas em Sertãozinho: E.E. Bruno Pieroni, E.E. Nicia Fabiola Zanutto Giraldi e E.E. Ferrucio Chiarati.

Na terça-feira, 1º de dezembro, houve confronto em São Paulo entre estudantes e a Polícia Militar em protestos contra a reorganização e o fechamento de 93 escolas estaduais.

 

Fotos: Divulgação

Compartilhar: