Retorno das aulas presenciais na rede municipal de Ribeirão acontece na próxima semana
As 134 unidades escolares foram vistoriadas por três médicos infectologistas contratados pela Secretaria da Educação

Retorno das aulas presenciais na rede municipal de Ribeirão acontece na próxima semana

A volta será de forma gradual e somente com profissionais que tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19 há mais de 14 dias

As aulas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto retornam na próxima segunda-feira, 20. A Secretaria Municipal de Educação divulgou o retorno para os alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação especial e educação de jovens e adultos.

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de Ribeirão Preto ocorrerá de forma gradual e escalonada nas primeiras semanas, somente com profissionais que tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19 há mais de 14 dias.

Cada escola se organizou para receber o número de estudantes compatível à quantidade de profissionais da educação que poderão trabalhar neste primeiro momento. “Neste retorno, haverá o processo de acolhimento às famílias e aos estudantes, juntamente com orientações quanto às novas regras de convivência e protocolos a serem cumpridos”, explicouo secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

As 134 unidades escolares de Ribeirão Preto foram vistoriadas por três médicos infectologistas contratados pela Secretaria da Educação. Além das escolas, os médicos também vistoriaram o transporte escolar, atestando o uso de ambos de acordo com protocolos estabelecidos.

Segundo a pasta, todas as escolas realizaram as adequações necessárias para o retorno, tais como demarcações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros nas salas de aula, sanitização dos ambientes, bem como o que foi solicitado pelos infectologistas.

Retorno presencial gradual

Os alunos do ensino fundamental serão divididos em dois grupos  A e B, em atendimento presencial com até 50% da capacidade. Os alunos da educação infantil retornarão, excepcionalmente, com 50% da turma, em horário reduzido. A organização da escala de frequência dos grupos será realizada por cada unidade escolar. 

Os estudantes com comorbidades e os que optarem pela aula remota poderão ser atendidos integralmente. Esses estudantes deverão retirar roteiros de estudo ou outros materiais definidos pela escola semanalmente, realizando a entrega das atividades propostas sempre no momento da retirada das novas atividades. Para isso, os responsáveis destes alunos deverão comparecer à unidade escolar para assinatura de Termo de Opção. 

Alimentação

A alimentação escolar voltará a ser ofertada apenas para os alunos que estiverem presencialmente, cumprindo assim os protocolos sanitários que dispõem sobre o retorno. Com isso, a entrega das refeições, por meio das marmitas, será, exclusivamente, uma vez por semana, no dia em que todos os alunos estiverem de forma remota.

Termo de Acordo

A Secretaria Municipal da Educação firmou um Termo de Acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradopólis, com o objetivo de formalizar como se dará o retorno presencial, sendo progressivo, escalonado e seguro para as atividades educacionais presenciais da rede pública municipal de ensino. 

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto 

Veja mais notícias sobre as aulas presenciais;
Aulas presenciais da rede municipal de Ribeirão retornam no dia 20 de setembro
Desembargador autoriza o retorno às aulas presencias da rede municipal de Ribeirão


Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: