Reunião esclarecerá reorganização escolar para pais

Reunião esclarecerá reorganização escolar para pais

Chamado pela Secretaria Estadual de Educação de Dia E, sábado, 14, terá encontro para tirar as dúvidas sobre as mudanças no sistema

Os pais de estudantes da rede estadual de ensino terão de comparecer a uma reunião nas escolas onde os filhos estudam, no próximo sábado, 14, para receberem explicações sobre a reorganização das unidades promovida pela Secretaria Estadual de Ensino a partir de 2016. As reuniões terão início a partir das 8h.

Em Ribeirão Preto, a reorganização vai afetar diretamente cinco estabelecimentos de ensino, que no ano que vem serão de ciclo único: E.E. Professor Domingos Batista Spinelli, E.E. Geraldo de Carvalho e E.E. Jenny de Toledo Piza, que apenas contarão com alunos de ensino médio, e o E.E. Walter Paiva e E.E. Professor Oscar de Moura Lacerda, que serão destinadas apenas a estudantes de ensino fundamental de ciclo II – do sexto ao nono ano. Entretanto, ocorrerão encontros em todas escolas estaduais da cidade.

De acordo com a secretaria, a reorganização acontecerá em razão da queda no número de estudantes na rede, que, segundo a Fundação Seade, passou de 6 milhões para 3,8 milhões desde 1998. O encontro foi batizado pelo governo de “Dia E”, e pretende explicar detalhes do plano de reorganização e informar como será o perfil da rede no próximo ano.

A mudança, anunciada em setembro, afetará 754 escolas em todo o Estado, que passarão a ser de ciclo único, atingindo e cerca de 310 mil estudantes. Segundo a secretaria, a reorganização pode apresentar melhorias no desempenho dos estudantes, por não misturar alunos de diferentes idades.

Porém, a medida não foi muito bem recebida por pais e estudantes, já que, devido ao processo, 94 escolas serão fechadas, entre elas a E.E. Prof. Bruno Pieroni, em Sertãozinho. E isso vem ocasionando uma série de protestos, em que alguns estudantes estão tomando as escolas contra o fechamento, como a E.E. Fernão Dias Paes, em São Paulo. No episódio, houve confronto com a Polícia Militar.

Já em Ribeirão Preto, chegou a circular a informação de que cinco escolas seriam fechadas, o que fez os estudantes organizarem quatro manifestações contra essa possibilidade. A diretora regional de ensino na cidade, Simone Locca, inclusive, teve de ir à Câmara Municipal prestar esclarecimentos sobre os estudos realizados pela diretoria, que foram entregues à secretaria, sobre a capacidade e funcionamento das escolas no município.

Além dos esclarecimentos quanto à reorganização, os pais poderão atualizar o cadastro dos filhos junto ao sistema da Secretaria de Educação.

Revide On-line
Leonardo Santos
Fotos: Arquivo Revide 

Compartilhar: