Ribeirão Preto abre 120 vagas para cursos de qualificação profissional

Ribeirão Preto abre 120 vagas para cursos de qualificação profissional

Atividades são gratuitas, oferecem bolsa-auxílio e estão disponíveis em seis áreas diferentes

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, o Governo do Estado de São Paulo disponibilizará, a partir de março, 120 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional. As atividades estão disponíveis em seis áreas diferentes.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro, por meio do site www.cursosviarapida.sp.gov.br. Os cursos oferecidos são de curta duração, tendo 60, 80 ou 100 horas. As aulas são ao vivo, mas em formato remoto e há opções nos períodos da manhã, tarde e noite.

São disponibilizadas 20 vagas para cada curso, sendo de Almoxarife e Estoquista, Decoração de Festas, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Telemarketing, Penteados para Festas e Eventos e Técnicas de Reciclagem.

Os candidatos interessados devem ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizados e morar no Estado de São Paulo. As convocações serão feitas via e-mail. Caso o número de inscritos seja superior, serão priorizadas pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

Em nota, o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina, afirma que essa “é mais uma oportunidade para pessoas que estão desempregadas e que desejam desenvolver novas habilidades com potencial de geração de renda, seja como empregado ou como autônomo”.

O início das aulas está previsto para o dia 8 de março de 2022. Para a emissão do certificado, é necessário que o aluno tenha ao menos, 75% de presença nas aulas.

Bolsa-auxílio

Os estudantes que estiverem matriculados nos cursos de qualificação do programa Via Rápida, terão direito a uma bolsa única, no valor de R$ 210, para auxiliar em suas despesas durante a realização do curso.

Só receberão essa ajuda os alunos que cumprirem os requisitos, incluindo comparecer frequentemente após dez dias de aula. O pagamento será efetuado por meio de código bancário, onde o estudante poderá sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas.

O recurso ficará disponível por 30 dias, após a comunicação oficial, que será enviada por e-mail, de que o valor está disponível. Para ter acesso a bolsa, o estudante deve ser desempregado, não pode estar recebendo o seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além de ter presença frequente no curso.

Cursos disponíveis:

Almoxarife e Estoquista
Carga horária:
60
Período: Noite

Decoração de Festas
Carga horária:
60
Período: Manhã

Montagem e Manutenção de Computadores
Carga horária:
100
Período: Tarde

Operador de Telemarketing
Carga horária:
60
Período: Noite

Penteados para Festas e Eventos
Carga horária:
80
Período: Manhã

Técnicas de Reciclagem
Carga horária:
80
Período: Noite


Foto: Pixabay (Ilustrativa)

Compartilhar: