Ribeirão Preto é o 17º em ensino na própria Região Metropolitana
Segundo ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, Ribeirão está em 1025º no país

Ribeirão Preto é o 17º em ensino na própria Região Metropolitana

Índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos estudantes

Ribeirão Preto ocupa a posição número 1025 do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e a 384º colocação entre os 645 municípios paulistas. O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos estudantes.

A nota de Ribeirão era de 5,0 em 2015 e caiu para 4,9 em 2017, em uma escala que vai de 0 a 10. O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar.

O índice é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Ribeirão está atrás de municípios como: Santo Antônio da Alegria, Sertãozinho, Franca, Jardinópolis e Serrana. E também de Dumont, o melhor colocado do Estado de São Paulo e em 6º lugar em todo o Brasil. Das 32 cidades avaliadas na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, a cidade que dá nome à região não figura nem entre as dez melhores, ocupando a 17ª colocação. Também está abaixo da nota média estadual que é de 5,3, porém, acima da nacional, que é 4,7.

Questionada, a Secretaria Municipal da Educação, emitiu nota alegando que o IOEB, engloba todas as redes de ensino – municipal, estadual e particular –, dessa forma, seria necessária uma "análise completa de todos os segmentos, bem como, todos os dados que embasam o índice em questão", pontua a Secretaria.

Outro ponto levantado pela administração municipal foi que a entidade apenas utiliza o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para aferir a qualidade do ensino. "Com relação ao trabalho desenvolvido pelas escolas municipais, sua qualidade é reconhecida pela população e a Secretaria da Educação trabalha para melhorar cada vez mais o nível de aprendizagem dos alunos. Dentre as ações desenvolvidas pela pasta neste sentido, citamos a contratação de 32 coordenadores pedagógicos para atuação nas escolas municipais de Ensino Fundamental e a criação da Comissão de Acompanhamento em Avaliação e Formação Docente", comenta.

Por fim, a Secretaria relembra de uma das propostas descritas no plano de metas do prefeito Duarte Nogueira (PSDB); a criação de 4 mil vagas em creches. "No que diz respeito ao atendimento na Educação Infantil, informamos que o município registra uma lista de espera de aproximadamente 4 mil crianças com até 3 anos de idade e que a meta do atual governo é, justamente, criar 4 mil vagas até o ano de 2020. Em 2017, foram criadas 910 vagas de Educação Infantil, das quais 511 para crianças de creche e 399 para crianças de pré-escola", conclui. 

O índice

O Ideb, citado pela Prefeitura, também faz parte da composição da nota do IOEB, porém, não só ele. O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Os principais são:

Insumos educacionais:  fatores essenciais para um bom resultado educacional, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar;

Indicadores de resultado educacional: neste quesito está incluso o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental, Ideb dos anos finais do ensino fundamental e a taxa líquida de matrícula do ensino médio;

Indicadores de insumos e processos educacionais: diz respeito à escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia, experiência dos diretores e a taxa de atendimento na educação infantil.

Ideb

Segundo dados do  Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb ribeirãopretano de 2015 – ano da última atualização –, foi de 4,6,  nota abaixo da média estipulada para o município que é de 5,2. 

Rede Municipal de Ribeirão Preto
Anos iniciais Meta: 5,9 - Nota: 6,1
Anos finais - Meta: 5,3 - Nota: 5,2

Rede Estadual em Ribeirão Preto
Anos iniciais Meta: 6,0 - Nota: 6,1
Anos finais - Meta: 5,1 - Nota: 4,3


Foto: Julio Sian - arquivo Revide

Compartilhar: