Ribeirão Preto recebe 5.608 livros para uso pedagógico na educação pública
No total, São Paulo investiu R$43,8 milhões na compra de 1,3 milhão de livros que serão entregues a cidades do Estado

Ribeirão Preto recebe 5.608 livros para uso pedagógico na educação pública

Os exemplares foram entregues pela Secretaria da Educação de São Paulo e serão distribuídos a unidades escolares do município

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) realizou a entrega de 1.333.791 de livros para as redes públicas de 643 cidades conveniadas. São 238.590 exemplares de 72 títulos literários que foram entregues para o uso pedagógico na educação. Os exemplares doados contêm temática étnico-racial, literatura e conteúdo técnico, atendendo 100% da rede estadual de ensino e unidades municipais. Ribeirão Preto está no 2º lugar em relação aos municípios que mais receberam livros. Para a cidade, foi disponibilizado um total de 5.608 exemplares, que serão entregues a unidades escolares. 

Do investimento feito, a ação atende 5.175 unidades escolares de ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio, inclusive Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos (Ceejas), Classes Provisórias, Escolas Indígenas, além de unidades municipais conveniadas. 

No total, foram adquiridos 268 títulos, contendo 58 relacionados a temas antirracistas, num total de 228.702 exemplares. Na temática, quatro livros recebem destaque: Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano, de Grada Kilomba; A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami, de Davi Kopenawa Yanomami; Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro; e Na Minha Pele, de Lázaro Ramos. 

Conforme destaca o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, “temos focado no incentivo e fortalecimento do hábito da leitura. Além disso, buscamos promover o debate sobre o racismo estrutural nas etapas de formação e desenvolvimento estudantil para combater, diariamente, toda e qualquer forma de preconceito ou discriminação”.  Dessa forma, o aumento de acesso aos livros favorece a busca pelo conhecimento e condições de igualdade.  

A seleção dos livros distribuídos foi liderada pela Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Seduc-SP. “O processo ainda contou com a participação direta de estudantes e professores para a escolha do material, segundo critérios de sensibilidade”, afirma Caetano Siqueira, Coordenador Pedagógico da Seduc-SP. 

Dez municípios lideraram a relação de livros recebidos, que é proporcional ao número de matrículas. Confira a relação abaixo:

Osasco: 8.276 

Ribeirão Preto: 5.608 

Piracicaba: 4.504 

Santos: 3.332 

São José dos Campos: 3.222 

Sorocaba: 2.590 

São José do Rio Preto: 2.506 

Araraquara: 2.300 

Suzano: 1.766 

Itaquaquecetuba: 1.492 

*Com a colaboração de Susanna Nazar, informações do site do Governo de São Paulo e supervisão de Gabriela Maulim 

 


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: