Ribeirão Preto sobe no IDEB dos anos finais do Ensino Fundamental

Ribeirão Preto sobe no IDEB dos anos finais do Ensino Fundamental

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica evidenciou os impactos da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia

A rede municipal de ensino de Ribeirão Preto teve o indicador de 5,4 no 5º ano e no 9º do ensino fundamental segundo resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, divulgado na manhã de sexta-feira, dia 16 de setembro. O Ideb monitora a qualidade de ensino das escolas que fazem parte da rede pública de todo o país e o resultado evidenciou os impactos, já antecipados pela Secretaria Municipal da Educação, causados pela suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

 

“O Ideb de 5,4 dos anos finais, uma alta de 0,6 pontos, retrata, principalmente, o investimento que fizemos em 2019, com a contratação de professores, avanços na proposta pedagógica, implementação do Referencial Curricular, e também a organização na estrutura das escolas”, explica o secretário da educação, Felipe Elias Miguel. “A implantação do programa “Escola na TV”, durante a pandemia, em parceria com a TV Câmara, também possibilitou aos estudantes a participação nas aulas transmitidas pela tevê, criando uma rotina de estudos, mesmo durante as aulas remotas. É importante frisar, ainda, o comprometimento dos professores, que foram essenciais para esse resultado positivo”, disse o secretário.

 

“Já o resultado nos anos iniciais do fundamental, que teve uma queda de 0,6 pontos em comparação ao ano de 2019, evidenciou os impactos da pandemia da covid-19 no ensino. Com a suspensão das aulas presenciais, os estudantes desse segmento tiveram maior dificuldade para se adaptarem ao ensino remoto e às tecnologias digitais”, explica o secretário, lembrando que Ribeirão Preto ficou por quase dois anos sem aulas presenciais, sendo uma das últimas cidades a retornar, após a judicialização que impediu a volta às aulas 100% presenciais. “Todo esse impasse também afetou os estudantes, que ainda estão em fase de alfabetização”.

 

Ainda de acordo com o secretário, o resultado já era esperado, “Todos os esforços para a recuperação da aprendizagem foram feitos já no início do ano, focando na alfabetização desses estudantes, com a implantação do 2º professor em sala de aula, ampliação da carga horária, recuperação no contraturno escolar e nas oficinas de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações diagnósticas também têm o objetivo de monitorar e, desse modo, contribuir para a construção de novas políticas educacionais”, finaliza o secretário Felipe.

 

*Com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto


Foto: Guilherme Sircili

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