Ribeirão Preto tem protesto de alunos e professores na manhã desta quarta-feira, 15
Estudantes se concentraram logo cedo nos portões da USP de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto tem protesto de alunos e professores na manhã desta quarta-feira, 15

Ato em frente à USP é contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo MEC

Alunos e professores de Ribeirão Preto protestam em frente à USP, na manhã desta quarta-feira, 15, contra o bloqueio de 30% na verba a universidades federais e a suspensão de bolsas de pós-graduação anunciados pelo Ministério da Educação (MEC). Grande parte do contingenciamento nas federais se refere aos gastos não obrigatórios (chamados de discricionários), e 3,43% do orçamento total das federais.

Com faixas e carro de som, um grupo se concentrou logo pela manhã, por volta das 6h, nos três portões da universidade para uma panfletagem. Uma marcha também acontece nesta manhã, da Avenida do Café, até a esplanada do Theatro Pedro II, onde haverá uma aula pública com professores da USP, às 10h30. 

O ato segue durante todo o dia, com apresentação das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidos pela USP-RP para a população, na Praça XV. À tarde, um ato público de entidades da educação da cidade seguirá até a Câmara Municipal, onde haverá, às 18h30, uma atividade sobre a “Escola sem Partido”.

Participam do protesto a Associação dos Docentes da USP (Adusp), Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp), Associação de Pós-Graduação e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Agentes de fiscalização da Transerp monitoram o trânsito e a Polícia Militar também acompanha o ato. 

Acompanhe mais informações sobre o ato no Portal Revide.


Fotos: Luan Porto

Galeria de imagens

Compartilhar: