Ribeirãopretano é o primeiro colocado na Olimpíada Brasileira de Informática
Como prêmio, o adolescente participará de uma semana de aprendizado na Unicamp

Ribeirãopretano é o primeiro colocado na Olimpíada Brasileira de Informática

O estudante Guilherme Machado, de 14 anos, coleciona 17 medalhas conquistadas em olimpíadas científicas

O estudante Guilherme Machado, de 14 anos, foi o primeiro colocado entre 24.134 pessoas na OBI – Olimpíada Brasileira de Informática. Além de ser o único ribeirãopretano entre as 124 pessoas que receberam medalha, o adolescente também tem se destacado em outras competições científicas em níveis estadual e nacional.

Machado se dedica diariamente aos estudos Machado já coleciona 17 medalhas nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como matemática, física, informática, robótica e astronomia. “Não tenho apego propriamente pelas medalhas, mas, sim, pelo conhecimento que levarei por toda a vida. A preparação pelas olimpíadas começou quando eu estava no quinto ano do ensino fundamental com o incentivo do meu pai. À medida que fui ganhando as medalhas, comecei a me interessar mais e mais pelas competições. Hoje, tenho uma preparação mais focada e já tenho preferência por algumas matérias. Estudo cerca de três horas diárias, além de fazer os deveres da escola. Tenho o apoio da minha família, da escola e de ótimos professores que me acompanham”, fala o garoto.

A OBI está organizada em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis. Machado competiu na modalidade Iniciação – Nível 2, onde os alunos concorrem ao resolverem problemas de lógica e de computação. Foram três fases classificatórias. Ele acertou 84 das 85 questões no total.

“Eu gosto de informática. Fiz vários cursos de robótica, quando era menor, que me iniciaram nessa área. Tenho interesse em aprofundar os conhecimentos de programação. Prefiro dizer que estava muito bem nos dias das provas. Existem muitos estudantes preparados que poderiam estar no meu lugar, porque ser o primeiro entre tantos competidores depende de vários fatores e dificilmente irá se repetir”, diz o adolescente.

O estudante e os demais melhores colocados na olimpíada foram convidados para a Semana Olímpica da OBI, que ocorrerá no Instituto de Computação da Unicamp, de 2 a 8, de dezembro deste ano. Os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Nesta semana, também acontecerá a cerimônia de premiação, com a entrega de medalhas e certificados.

Vale ressaltar que a Unicamp será a primeira universidade a reservar, já em 2019, um percentual dos cursos apenas para os campeões de olimpíadas científicas, portanto, sem vestibular. Para a família do garoto, isso é de extrema importância para o futuro do menino.

Confira a classificação da OBI pelo link.
 

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: