Saiba como é feita a avaliação da redação do Enem

Saiba como é feita a avaliação da redação do Enem

Características proibidas no texto serão anuladas e o participante ficará com zero

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, deste ano já passou e a ansiedade dos vestibulandos, agora, é saber as notas para cada modalidade preenchida. Neste ano, o destaque foi a redação que se tornou polêmica no circuito estudantil. O tema de 2015 foi 'A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira', que surpreendeu aqueles que esperavam escrever sobre a crise, polêmica no futebol ou assuntos mais frequentes nos noticiários.

De início, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico, até esta quarta-feira, 28. Os participantes poderão acessar os seus resultados individuais da edição do Enem 2015 em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número do CPF e senha, por meio do site (leia mais abaixo).

De acordo com o Inep, os resultados do Enem, para fins exclusivos de auto avaliação de conhecimentos do vestibulando menor de 18 anos, no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o ensino médio após 2015, serão divulgados apenas 60 dias após a disponibilização dos resultados do Exame.

A nota da redação varia entre zero e 1000 pontos e assim será atribuída com os critérios do edital da prova. Os textos serão corrigidos por dois corretores de forma independente. Cada um destes atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. São elas:

- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Pós-correção, a nota total de cada avaliador corresponde à soma das notas de cada uma das competências. Se houver discrepância entre dois corretores, ou seja, se as notas totais diferirem por mais de 100 pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 oitenta pontos, haverá recurso de ofício e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor. Entretanto, se não houver tamanha diferença entre os dois corretores, a nota final do participante será a média das notas totais atribuídas pelos dois corretores.

Nota Zero

Veja abaixo motivos que podem causar a nota zero ao participante do Enem:

Se a pessoa não atender a proposta solicitada
Caso o individuo não apresentar texto escrito na folha de redação
Que apresente menos de sete linhas na redação
As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.
Desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos serão anulados imediatamente.
Participantes com deficiência auditiva ou dislexia terão suas provas corrigidas de maneira específica.

Para todas as informações, acesse o site oficial do Enem clicando aqui.

Revide On-line
Pedro Gomes
Fotos: José Cruz/ Agência Brasil

Compartilhar: