São abertas inscrições para processo seletivo de cursos técnicos do IFSP
Em Sertãozinho, as vagas são para ensino médio integrado com técnico e cursos técnicos

São abertas inscrições para processo seletivo de cursos técnicos do IFSP

Em Sertãozinho, são 160 vagas disponíveis; seleção tem causado polêmica

Foram abertas neste mês de outubro as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos e técnicos integrados com ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, na região de Ribeirão Preto, oferece vagas no campus de Sertãozinho. As inscrições vão até o próximo dia 5 de novembro.

No IFSP de Sertãozinho, são 80 vagas para o ensino técnico integrado com ensino médio e outras 80 vagas para cursos técnicos, como automação, química, administração e eletrônica. Esse ano, a taxa de inscrição é gratuita.

O edital pode ser conferido aqui.

Embora haja a oportunidade de abertura de vagas para estudar no instituto, uma polêmica tem tomado o processo de seleção. Isso porque, neste ano, em razão da crise econômica, que afeta até o Ministério da Educação, foi adotada a análise de currículo do estudante como forma ingresso nos cursos de ensino médio integrado com técnico.

Isso  gerou reclamações de professores e membros do IFSP, que alegam não ser uma forma justa de seleção, já que o currículo e a qualidade de ensino nas escolas se diferenciam uma das outras. Uma fonte ouvida pelo Portal Revide, que não quis que o nome fosse divulgado, aponta a falta de uniformidade no nível dos estudantes dispostos a ingressarem no instituto.

“A grande maioria sempre foi contra, basicamente porque existe muita diferença entre as escolas. A educação não é uniforme, e por isso, através do currículo, não daria para avaliar um estudante de maneira justa. Uma nota 9 numa escola, pode ser 7 em outra, por exemplo”, explicou.

Por meio de nota, a reitoria do IFSP informou que, desde o início de 2017, têm sido realizados fóruns de discussões sobre políticas de acesso, e que foram realizadas palestras e assembleias sobre o acesso.

Ainda disse que, também, foram analisadas diferentes formas de ingresso adotadas pelos Institutos Federais de Educação distribuídos pelo Brasil, entre elas a entrevista, o sorteio, a prova e a análise de histórico escolar, e que, considerando esses debates, e o estudo feito pela Instituição, optou-se pelo processo seletivo com análise do histórico escolar.

Os motivos alegados pela adoção do sistema são a questão da economia de recursos, em razão da crise econômica, o que influiu na queda de receita das escolas. “A atual conjuntura exige saídas criativas, mas que não deixem de lado o acesso amplo e democrático à educação”, pontua a reitoria, por meio de nota, que ainda informou que os resultados serão analisados.


Foto: Leonardo Santos

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