Secretaria da Educação de Ribeirão Preto inicia formação para vice-diretores
Formação reforça o compromisso com a educação integral, e com foco no desenvolvimento do ser humano

Secretaria da Educação de Ribeirão Preto inicia formação para vice-diretores

Iniciativa busca apoiar as escolas de ensino fundamental no planejamento e retomada das aulas presenciais

A Secretaria Municipal da Educação começou nesta quinta-feira,12, a formação “Volta ao Novo – Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais”, voltada para apoiar os vice-diretores das escolas de ensino fundamental, no planejamento e retomada das aulas presenciais. 

LEIA MAIS:
Aulas presenciais municipais continuam suspensas em Ribeirão Preto


“Essa formação reforça nosso compromisso com a educação integral, para além da compreensão do conteúdo, com foco o desenvolvimento do ser humano, o que é muito importante no momento do retorno presencial, que será de acolhimento”, explica o secretário da educação, Felipe Elias Miguel. 

A iniciativa, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime),  busca considerar os possíveis efeitos do isolamento social, para que professores e alunos possam lidar melhor com as mudanças de rotina, como completa Celso Raphael de Padua Pacola, chefe da divisão do Centro Educacional Paulo Freire.

“Nesse momento de profundas transformações, é muito importante o acolhimento de toda a comunidade escolar. Para isso, é imprescindível que formações sejam realizadas em conjunto aos gestores escolares e aos docentes, pois são eles que proporcionarão o desenvolvimento destas competências socioemocionais juntamente a seus estudantes”.

Programa Volta ao Novo

O programa é composto por cinco módulos que abordam cinco macrocompetências (resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros). Essas competências se harmonizam com os aspectos socioemocionais presentes no conjunto das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que encaminham os currículos escolares do país e do Referencial Curricular Municipal, a partir do compromisso com a educação integral e desenvolvimento pleno dos estudantes. 
 


Imagem: Pixabay

Compartilhar: