Estado garante matrículas após suspender reorganização

Estado garante matrículas após suspender reorganização

Alunos terão reposição de aulas entre dezembro e janeiro de 2016

Após todo protesto causado pela reetruturação das escolas estaduais, em comunicado, a Secretaria de Educação de Estado esclareceu que todos os alunos da rede estadual de ensino têm suas matrículas garantidas para o ano letivo de 2016 em suas respectivas escolas.

O primeiro dia de aula, que ocorreria em 1º de fevereiro, será transferido para o dia 15 do mesmo mês, para assim possibilitar que as mudanças para o começo das aulas possam ser realizadas sem prejuízo aos alunos. Confiras as mudanças:

1-Nova matrícula para os alunos das escolas que seriam impactadas pela reorganização: Como todas as matrículas voltam ao estágio inicial, os estudantes continuarão na mesma escola, em processo que será feito automaticamente, sem a necessidade de solicitação por parte dos responsáveis. A consulta pela internet poderá ser feita a partir do dia 5 de janeiro, no portal da Secretaria da Educação;

2-Novo período de transferência dos estudantes (de 5 a 11 de janeiro): Todos os alunos que já pediram transferência para outras unidades de ensino deverão refazer a solicitação em decorrência da não reorganização das escolas. A consulta para saber se a transferência foi efetivada na escola requerida poderá ser feita a partir do dia 22 de janeiro, no portal da Secretaria da Educação;

3- Alteração e adaptação de toda logística envolvendo merenda escolar, transporte, mobiliário e kit de material escolar;

4- Alteração e adaptação da rede de suprimentos, por meio do qual as escolas podem adquirir insumos de limpeza, higiene e material de escritório.

A ocupação na escola Estadual Otoniel Mota continuava até está sexta-feira, 10, mesmo após a suspensão da reestruturação escolar, por acreditarem que seria uma tática do governo para desestabilizar o movimento.

Os alunos que ocupavam a escola estadual Professor Bruno Pieroni, em Sertãozinho, encerraram o movimento de ocupação na unidade de ensino, após receberem garantias de que não serão transferidos e que as matrículas estarão garantidas para o próximo ano letivo. A escola seria a única da região que seria fechada pela reestruturação.

A desocupação ocorreu nesta quinta-feira, 10, e não terminou antes, com o anúncio da Secretaria de Educação do Estado de que suspenderia a reestruturação, por medo de que o Estado voltasse atrás na decisão.

Além da Bruno Pieroni, as outras duas escolas da cidade, Professora Nicia Fabiola Zanutto e Giraldi Feruccio Chiaratti, também foram desocupadas. 

Encerramento do ano letivo

O encerramento do ano letivo de 2015 acontece normalmente em 96% das escolas da rede estadual. As escolas que tiveram ocupações, terão um calendário complementar, que irá garantir os 200 dias letivos do aluno. Ele poderá ocorrer entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2016.

Foto: Roberto Parizotti/ Secom Cut

Compartilhar: