Secretário estadual de Educação explica plano de retomada das aulas em Ribeirão

Secretário estadual de Educação explica plano de retomada das aulas em Ribeirão

Se região continuar na Faixa Vermelha ou Laranja, escolas não poderão retornar com aulas em agosto

Na manhã desta terça-feira, 21, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva participou de uma entrevista on-line com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) de Ribeirão Preto. Na coletiva, Rossieli detalhou as etapas do plano de retomada das aulas em todo o Estado de São Paulo em agosto. A data específica para o retorno ainda não foi definida.

As aulas presenciais na rede estadual de São Paulo estão suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle à propagação do novo coronavírus.

O principal critério que será levado em consideração é a faixa que a cidade ocupa no Plano São Paulo de retomada consciente. Só poderão retornar as cidades que estiverem na Faixa Amarela. No momento, Ribeirão Preto está na Faixa Vermelha. "Não existe a menor chance de autorizar nenhuma escola a voltar no vermelho ou no laranja", frisou Rossieli. O plano de retomada das aulas contará com três etapas:

Etapa 1: Retorno de até 35% dos alunos. Para entrar nessa fase é necessário que todo o estado esteja na Faixa Amarela por pelo menos 28 dias. Sendo, no mínimo, 80% da população em uma zona amarela nos primeiros 14 dias, e o restante da população nos 14 dias finais. 

Etapa 2: Retorno de até 70% dos alunos. É necessário que 60% da população esteja na Faixa Verde por 14 dias.

Etapa 3: Retorno de 100% dos alunos. Para o retorno pleno das aulas, será necessário que 80% da população do estado esteja na fase verde há 14 dias. Em todas as etapas serão mantidas as regras de distanciamento entre os alunos, além de medidas sanitárias.

Segundo o secretário, como a região metropolitana de São Paulo responde pro quase 50% da população do Estado, o avanço dessa região para a fase amarela ajudará outras regiões a retornarem com as aulas. Contudo, o Rossieli deixou claro que caso alguma região regrida, ou não consiga sair da Faixa Vermelha, ela não poderá retornar com as aulas.

"Se não respeitarmos o distanciamento, podemos ter uma segunda e ter que voltar tudo de novo. O prejuízo seria maior", declarou Rossieli. Ainda segundo o secretário, o governo do Estado estima que a epidemia comece a dar sinais de melhora no interior até o final desta semana. Na sexta-feira, 24, será divulgado o novo balanço da Covid-19 no Estado, bem como será informado se Ribeirão Preto permanece ou não na Faixa Vermelha.

Regras

Para o retorno das atividades, será obrigatório o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, especialmente, na sala de aula com exceção da educação infantil. O ensino remoto será incentivado, tendo em vista que nem todos os alunos poderão retornar ao mesmo tempo à escola. As instalações, e principalmente os banheiros, deverão passar por sanitização constante.

Além disso, será recomendado que os horários de entrada e saída sejam organizados de modo que se evite aglomerações e choque com o horário de pico do transporte público. Os intervalos também deverão ser feitos com revezamento de turmas para evitar aglomerações pátio. As atividades físicas poderão ser mantidas, mas desde que sejam respeitado o distanciamento.

Por fim, ficam proibidas até o final do ano as feiras, palestras, seminários, campeonatos esportivos e comemorações. Inclusive, não há previsão para que sejam autorizada a realização de cerimônias e festas de formatura. "Há um risco das pessoas pagarem a formatura e não ter a festa", explicou o secretário.

O plano oferece às escolas a liberdade de adequarem os horários e quantidade dos alunos, desde que respeitando o limite máximo, de acordo com a necessidade dos alunos, professores e funcionários.
 


Foto: Agência Brasil

Compartilhar: