Sertãozinho tem duas escolas ocupadas por estudantes

Sertãozinho tem duas escolas ocupadas por estudantes

Ferrucio Chiaratti começou a receber os alunos para ocupação nesta quinta-feira, 26

Mais uma escola em Sertãozinho foi ocupada por estudantes. Agora é a E.E. Ferrucio Chiaratti, que fica no Jardim Alvorada. A escola que conta com aproximadamente 300 estudantes foi ocupada pelos alunos na manhã desta quinta-feira, 26, pois a unidade foi uma das selecionadas para manter o ciclo único, recebendo apenas estudantes do ensino fundamental II – entre o 5º ao 9º - portanto perdendo as turmas de ensino médio e de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Essa é a segunda escola ocupada no município, já que o mesmo acontece, desde segunda-feira, 24, com a E.E. Bruno Pieroni, que será fechada pelo Governo do Estado na reorganização prevista para 2016. A escola é um dos 93 estabelecimentos de ensino que deixarão receber aulas do sistema estadual de ensino. Os prédios, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, serão transformados em Etecs ou repassados ao município.

Cerca de 60 estudantes estão ocupando o Pieroni. Durante a ocupação, os alunos estão realizando algumas atividades dentro do colégio, como saraus, apresentações de música e oficinas de confecção de cartazes.

Lá, os alunos pedem para que a escola não seja fechada, e pedem o apoio dos vizinhos da escola, pelo fato dela ser uma das mais tradicionais da cidade, inclusive estão pedindo para que outras pessoas possam ir para escola colaborar com a ocupação. Em ambas as instituições de ensino, os alunos estão sendo auxiliados por professores.

O sindicato da categoria, a Apeoesp, afirma que apoia o que a comunidade decidir. “A comunidade se posiciona contra a reorganização e fechamento de escola, nosso apoio é jurídico, e preservar os estudantes e professores quanto a qualquer violação de Direitos por parte do estado”, diz.

A proposta da reorganização prevê a divisão de estabelecimentos em por ciclos únicos. A mudança afeta 311 mil alunos e 74 mil professores. Em Ribeirão Preto, cinco escolas participariam da reorganização com a adoção do ciclo único: Professor Domingos Batista Spinelli, Geraldo de Carvalho e Jenny de Toledo Piza, que apenas contarão com alunos de ensino médio, e o Walter Paiva e Professor Oscar de Moura Lacerda, estas serão destinadas apenas a estudantes de ensino fundamental de ciclo II – do sexto ao nono ano.

Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: