Transformação por meio do conhecimento

Transformação por meio do conhecimento

Em parceria com a SAP, o Instituto SEB preparou, neste ano, cerca de 1,8 mil detentos no Estado de São Paulo para o ENEM PPL

*Matéria publicada na edição 1096 da revista Revide.

Mais de 17 mil detentos no Estado de São Paulo prestaram o ENEM PPL nos finais de semana dos dias 9 e 16 de janeiro. A prova, específica para a população carcerária, contou com 1.808 condenados que vinham sendo preparados, desde novembro de 2020, pelo Projeto Recomeço, do Instituto SEB. 

O projeto surgiu com o sonho do Instituto de melhorar o processo de reinserção social das pessoas que foram privadas de liberdade. Em parceria com o programa Mentoria Ribeirão, com o Nau Vestibular e com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a ação atinge 46 unidades prisionais no Estado de São Paulo, mudando a vida de 3.350 detentos. “Nossa intenção é oferecer a estas pessoas a oportunidade de participar de um processo transformador por meio da educação. Elas podem vislumbrar novas alternativas ao sair da prisão, o que vai impactar, também, na vida de suas famílias e de toda a sociedade”, avalia o gestor do programa Mentoria Ribeirão, Dirceu Chrysostomo.

Com início em 2018, em Jardinópolis, o projeto começou com a oferta de cursos profissionalizantes básicos. Depois, em uma segunda etapa, foram oferecidos materiais didáticos e videoaulas que ajudaram os condenados a se prepararem para o exame.

Além de ser fundamental para a reinserção social, a educação da população carcerária é vital para o restabelecimento de vínculos familiares, da dignidade de trabalho e da autoestima, sendo, por vezes, a única oportunidade de vida fora do crime. “Isso representa uma melhora sensível na qualidade de vida do egresso e de sua família. Pesquisas mostram também que, quando uma pessoa da família faz universidade, ela estimula várias do mesmo núcleo a fazer o mesmo”, comenta o professor José Tadeu Terra, coordenador do Nau Vestibular.

Dirceu Chrysostomo e José Tadeu Terra

Atualmente, cada uma das 46 penitenciárias que fazem parte do Projeto Recomeço recebe um kit com 100 horas/aula em videoaulas e outros materiais didáticos digitais – apostilas, cadernos e listas de exercícios e propostas de redação. Além disso, é designado um tutor, indicado pela diretoria do presídio. O profissional fica responsável por conduzir as aulas em um período de 25 dias. “Muitas vezes, o detento é a primeira pessoa da família a ter esta oportunidade de integração social por meio do estudo”, completa o professor Tadeu Terra. Ainda segundo o professor, o plano é aumentar o número de cursos profissionalizantes, a oferta de preparatórios para o vestibular e oferecer vagas em cursos superiores.  

ENEM PPL 

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade é realizado desde 2010 em todo o país e busca avaliar o desempenho do reeducando que terminou o Ensino Médio e, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao Ensino Superior através de programas como Sisu, ProUni e Fies. A avaliação, que é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem o mesmo grau de dificuldade do ENEM regular.


Foto: Divulgação

Compartilhar: