Trânsito e calor marcam o primeiro dia do Enem em Ribeirão Preto
Apesar dos avisos em relação às regras, teve estudante que não pode fazer a prova

Trânsito e calor marcam o primeiro dia do Enem em Ribeirão Preto

Cerca de 15,4 mil pessoas devem prestar a prova na cidade

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Ribeirão Preto foi marcado pelo forte calor e pelo trânsito complicado em uma universidade da zona sul da cidade. No município, cerca de 15,4 mil pessoas devem prestar a prova. 

No campus da Universidade Paulista (Unip) uma fila de carros se formou no entorno dos blocos, congestionando as ruas ao redor. 

A estudante Manuela Fernandes chegou mais cedo e aguardava a entrada ao lado do portão principal. Ela está no segundo ano do ensino médio, mas irá prestar a prova como treineira. A jovem pretende cursar odontologia na Universidade de São Paulo (USP).

Desde 2016 é possível ingressar na USP apenas com a nota do Enem. "Mas eu pretendo prestar Fuvest também", afirma a estudante se referindo ao vestibular específico da USP. 

Já a Isadora Puga, também irá tentar uma vaga na USP, mas para o curso de Enfermagem. A estudante que está no terceiro ano já prestou, em 2018, como treineira. "É a segunda vez que eu presto. Na primeira deu para conhecer bem a prova", explica. 

Além da do trânsito e do calor, muitos estudantes confundiram os blocos que deveriam prestar a prova, e tiveram que correr para não se atrasarem. Segundo Fabiana Santos, voluntária de um cursinho pré-vestibular, um jovem, que chegou 40 minutos adiantado, esqueceu o documento de identidade, obrigatório para a realização da prova.

Quando percebeu a ausência do documento, era tarde demais. "Ele ainda ficou um bom tempo lá dentro antes de perceber", comentou.

Redação

A democratização do acesso ao cinema no Brasil é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Hoje, os participantes do exame fazem, além da redação, as provas de linguagens e ciências humanas. As provas começaram vão até as 19h.

O tema foi anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo Twitter. "Esse é o tema, estou aqui em Palmas, capital do estado de Tocantins, no colégio da Polícia Militar conferindo se o Enem está indo tudo bem. Tudo 100%, zero de atraso, zero de problemas, tudo caminhando para ser o melhor Enem de todos os tempos", disse em vídeo.

Regras rígidas 

Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo que não é permitido na hora da prova. Esse envelope deve ser fechado e lacrado e deve ficar debaixo da cadeira até o fim da aplicação. 

Neste ano, se qualquer aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope, o participante será eliminado.

A medida é novidade em relação às edições anteriores do Enem. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas. Alguns aparelhos tocam o alarme mesmo desligados.  

Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

Nos dois dias de prova, os estudantes deverão estar nos locais de aplicação antes das 13h, no horário de Brasília, quando os portões serão fechados. A prova só começará a ser feita às 13h30, mas quem conversar a partir das 13h, será eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou o fiscal de prova. 

Para fazer o Enem, os estudantes passarão por uma revista. Lanches e artigos religiosos também serão vistoriados. Caso o participante não permita essa revista, também será eliminado. Na página do Enem, há uma lista completa de todas as atitudes que determinam a eliminação no exam


Fotos: Paulo Apolinário

Compartilhar: