Três escolas municipais são cotadas para adotarem modelo militar, em Ribeirão Preto
Três escolas da Zona Norte deverão passar por consulta pública para a implantação do modelo

Três escolas municipais são cotadas para adotarem modelo militar, em Ribeirão Preto

Secretaria explicou que as unidades, da Zona Norte, foram escolhidas por apresentarem baixos índices no IDEB

Três escolas municipais de Ribeirão Preto são cotadas para adotarem o modelo de ensino cívico-militar, proposto pelo Governo Federal.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação (SME) as escolas EMEF Nelson Machado, no Jardim Maria Casagrande; EMEF Prof. Honorato de Lucca, no Jardim Salgado Filho; e EMEF Prof. Dr. Jaime Monteiro de Barros, no Jardim Aeroporto, foram as selecionadas.

O próximo passo do município será a realização de uma consulta pública com alunos, pais e professores das escolas escolhidas para discutir a implementação do modelo.

O prazo final para a inscrição das escolas termina nesta quinta-feira, 26, mas o município solicitou mais 15 dias ao governo federal para a realização da consulta pública.

Por meio de nota, a SME explicou que as escolas foram escolhidas por apresentarem baixos índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Saber 2019, sistema de avaliação da rede municipal de ensino.

Modelo

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os militares atuarão na disciplina dos alunos, no fortalecimento de valores éticos e morais, e na área administrativa, no aprimoramento da infraestrutura e organização da escola e dos estudantes.

As questões didático-pedagógicas continuarão atribuições exclusivas dos docentes, sem sobreposição com os militares, e serão respeitadas as funções próprias dos profissionais da educação, que constam na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O Ministério da Defesa vai destacar militares da reserva das Forças Armadas para o trabalho de tutores. Eles serão contratados por até dez anos e vão ganhar 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar. Os estados poderão ainda destinar policiais e bombeiros para ajudar na administração das escolas.

O MEC informou que investirá R$ 1 milhão por escola, para o pagamento dos militares, melhoria da infraestrutura das unidades e materiais escolares.


Foto: Reprodução Google Maps

Compartilhar: