UFSCar abre inscrições para curso pioneiro sobre autismo

UFSCar abre inscrições para curso pioneiro sobre autismo

Curso é voltado para profissionais da área da saúde, além de pais de crianças com este tipo de transtorno

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que compromete a linguagem, interação social, dificulta a comunicação e provoca comportamentos inadequados. Uma em cada 68 crianças nascidas são autistas, esses dados apontam que 1,5% da população mundial seja afetada pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, este índice representa aproximadamente três milhões de pessoas.

Essas informações são do Laboratório de Aprendizagem Humana Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI) do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que oferece o curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo do Brasil, o primeiro do gênero no país. As inscrições para a terceira turma já estão abertas.

Os indivíduos que sofrem da doença manifestam dificuldades ou deficiências de linguagem falada, dificuldade de contato visual, alterações no sono e alimentação, fobias e birras. "Eles podem ter uma excessiva ou reduzida sensibilidade para odores e texturas. Uma criança pode se machucar e não perceber", explica uma das professoras do curso, Giovana Escobal Mucholin.

O Brasil carece de profissionais capacitados para o diagnóstico precoce e para lidar com as especificidades destas pessoas. Professores, diretores de escola, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos e os próprios pais podem fazer o curso. "Sabemos que é possível amenizar, ou mesmo solucionar, os prejuízos causados pelo autismo, mas precisamos ter profissionais capacitados", alerta o coordenador do curso, Celso Goyos, docente do DPsi.

Há 40 anos, pesquisadores do Departamento de Psicologia da UFSCar se dedicam à análise do comportamento dos vários tipos de atrasos e desenvolvimento. "Foi com essa experiência acumulada e diante das necessidades atuais que nasceu o curso de especialização", salienta Goyos.

Desde 2012, com a sanção da Lei Nº 12.764, ficou estabelecida a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que estabelece diretrizes para o poder público atender os portadores da síndrome. "As crianças com autismo estão chegando cada vez mais nas escolas e nos demais equipamentos sociais", explica Giovana.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 31 de março. Serão oferecidas 80 vagas e as aulas são quinzenais, aos sábados, entre 9 de abril de 2016 e 24 de março de 2018. Os interessados devem se inscrever pelo email [email protected]. Outras informações pelo site www.lahmiei.ufscar.br.

 

Foto: Divulgação

Compartilhar: