Universidade de São Paulo abre inscrições para curso de astronomia para meninas
Objetivo do projeto é desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para meninas

Universidade de São Paulo abre inscrições para curso de astronomia para meninas

Idealizado por mulheres cientistas o curso é aberto à participação de meninas entre 14 e 17 anos

Estão abertas inscrições para o Projeto Astrominas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa visa a ampliar o conhecimento em diversas áreas das ciências naturais, matemática e tecnologia. A edição 2023 do Projeto Astrominas recebe inscrições até 18 de junho.

O projeto Astrominas é um programa interdisciplinar e gratuito que tem o objetivo de desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para meninas. O projeto foi idealizado por mulheres cientistas do IAG. O Astrominas 2022 quebrou o recorde de procura, contando com mais de 16 mil inscrições. Para a edição 2023, o projeto deve abrir cerca de 600 vagas.

 

As atividades são realizadas virtualmente por astrominas de todo o Brasil, e podem ser feitas de forma assíncrona (no horário que a participante tiver disponível). Neste ano, as atividades serão oferecidas entre 15 de julho e 4 de agosto.

 

“O Astrominas tem a missão de ir muito além do que apresentar as grandes áreas das Ciências Exatas e da Terra para que meninas eventualmente optem por uma dessas carreiras científicas”, conta a coordenadora do projeto, Elysandra Cypriano, que é docente do Departamento de Astronomia do IAG. “Nossa preocupação é com todas as meninas, independente de suas escolhas profissionais no futuro. Conhecer a ciência, o método científico e o impacto de nossas ações no nosso planeta é importante para o exercício da cidadania”, diz.

 

As participantes são acompanhadas durante essa jornada por “fadas madrinhas”, que são jovens cientistas voluntárias que atuam como mentoras. “Ao longo de todo o processo as meninas criam um vínculo afetivo com suas fadas madrinhas e muitas vezes continuamos em contato após o nosso grande evento”, explica a professora Elysandra. “É a coisa mais linda poder acompanhar suas trajetórias.”

 

São requisitos para a inscrição: a identificação com o gênero feminino (cis ou trans); ter entre 14 e 17 anos completos até 30/06 e estar regularmente matriculada em uma escola de educação básica. As vagas são distribuídas por sorteio.

 

Serviço:

 

Astrominas 2023

Inscrições: até 18/6 pelo formulário: https://forms.gle/XXsezBvbazvvLR57A

Mais informações: https://sites.usp.br/astrominas/astrominas-2023/


Freepik

Compartilhar: