USP de Ribeirão Preto amplia número de vagas para o Sisu
USP de Ribeirão Preto amplia número de vagas para o Sisu

USP de Ribeirão Preto amplia número de vagas para o Sisu

Ampliação foi aprovada pelo Conselho Universitário; Município terá 23 cursos – entre eles Medicina e Direito – com vagas para quem fez o Enem

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo aprovou a ampliação do número de vagas do processo seletivo da instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Campus de Ribeirão Preto 23 cursos passam oferecer as vagas a partir do sistema, com 224 oportunidades.

Ao todo, em 2017, serão oferecidas 11.072 vagas. Desse total, 8.734 serão reservadas para candidatos aprovados pela seleção da Fuvest e 2.338 para o Sisu, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No campus ribeirãopretano tem vagas pelo Sisu os cursos de Química (12), Física Médica (6), Matemática Aplicada (5), Informática Biomédica (4), Educação Física (12), Enfermagem (13), Farmácia Bioquímica (24), Psicologia (8), Biologia (10), Medicina (10), Fisioterapia (6), Terapia Ocupacional (2), Nutrição (3), Fonoaudiologia (3), Ciências Biomédicas (5), Odontologia (8), Direito (20), Administração (21), Ciências Contábeis (9), Economia (9), Economia Empresarial (14), Pedagogia (10) e Bibliotecomia (10).

Cotas

Além disso, a partir do próximo processo seletivo passará a ter cotas sociais e raciais. Das 2.338 vagas reservadas para o Sisu, 597 serão para ampla concorrência, 1.155 para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, e 586 para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

O pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, afirmou estar satisfeito com a ampliação do número de vagas. “Qualquer alteração que fazemos no processo de ingresso na USP tem um impacto muito grande em toda a sociedade. Por isso, estamos fazendo a implantação das alterações gradualmente, de maneira que tanto a comunidade interna quanto a externa possam entender e discutir o processo de mudança pelo qual está passando a Universidade”, ressalta Hernandes.

Os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) continuarão a ser oferecidos a alunos oriundos de escolas públicas que se inscreverem na Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a 25%, conforme o grupo no qual o candidato se inserir, que incidem sobre a nota da primeira fase e a nota final do vestibular.


Foto: Ernani Coimbra

Compartilhar: