USP de Ribeirão Preto prestará homenagem a professor Sérgio Ferreira
USP de Ribeirão Preto prestará homenagem a professor Sérgio Ferreira

USP de Ribeirão Preto prestará homenagem a professor Sérgio Ferreira

Considerado um dos principais cientistas do Brasil, o pesquisador morreu de insuficiência respiratória no último domingo, 17, aos 81 anos

Neste sábado, 23, às 16 horas, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP prestará homenagem ao professor e pesquisador Sérgio Henrique Ferreira, que morreu no dia 17 de julho, aos 81 anos.

A homenagem será realizada no Salão Nobre do Prédio Central da FMRP, campus USP em Ribeirão Preto, e a entrada estará liberada somente pela Avenida do Café.

Nascido em 4 de outubro de 1934, em Franca, Ferreira era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999, posteriormente recebendo o título de presidente de honra da entidade.

O pesquisador graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em 1960 e, em 1964, obteve seu doutorado pela FMRP. O pós-doutorado foi no RoyalCollege Of Surgeous Of England, em 1967.

Ferreira integrou o Departamento de Farmacologia da FMRP e destacou-se após evidenciar o fator de potenciação da Bradicinina, peptídeo extraído do veneno da Bothrops jararaca, que possibilitou o desenvolvimento de novos agentes anti-hipertensivos, que levou ao desenvolvimento do Captopril, o que lhe proporcionou a outorga de prêmio pela American Heath Association, em 1983.


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: