USP lança jogo para ensinar sobre o sistema imunológico humano
USP lança jogo para ensinar sobre o sistema imunológico humano

USP lança jogo para ensinar sobre o sistema imunológico humano

Objetivo do game é provocar a curiosidade e a vontade de aprender dos jogadores

Atualmente, os jogos fazem parte da rotina de muitas crianças, jovens e adultos. O brinquedo, que antigamente era usado apenas para a diversão e lazer, mudou e agora também pode ser usado como aprendizado de várias áreas e assuntos, auxiliando e facilitando o modo de cada um aprender.

Pensando nisso, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um dos Centros de Pesquisa e Difusão da USP-RP financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolveu o game Immuno Rush, jogo gratuito para computadores e celulares, em que apresenta para jovens e adultos, conceitos e informações sobre o sistema imunológico humano.

No jogo, os inimigos percorrem um caminho em que o jogador não deve deixá-los chegarem ao final do trajeto. Para isso, é preciso que se construam torres de defesa. O caminho são partes do corpo como pele, coração, pulmão, por exemplo, que sofrem com o ataque de diversos invasores, ou seja, “os inimigos”, que são as bactérias e vírus.

A construção das torres, representadas pelas células de defesa, como linfócitos e macrófagos, que formam o sistema imunológico humano, impedem que os “inimigos” cheguem ao final do trajeto.

Conforme o jogador vai passando as fases, os invasores vão ficando mais fortes e diferentes células de defesa vão surgindo, exigindo assim que o jogador elabore estratégias cada vez mais complexas para vencê-los. Além disso, o game tem uma seção chamada enciclopédia, na qual o jogador pode ler e se informar um pouco mais sobre os invasores e as células de defesa do corpo humano.

De acordo com o educador Juan Azevedo, do CRID, o objetivo do game é provocar a curiosidade e a vontade de aprender dos jogadores. “Ao ter contato com a área de imunologia durante o jogo, esperamos que o jogador se sinta compelido a buscar mais informação e que desperte o interesse pelo assunto. Também, o caráter de estratégia do game, proporciona ao jogador a possibilidade de aprimorar sua capacidade de planejamento e de tomada rápida de decisão”, diz Azevedo.

Os interessados em jogar pelo computador devem acessar a página online , e para celulares, o jogo está disponível no Google Play e no iTunes. Mais informações: (16) 3315.9051 / (16) 3315.4526 ou pelo site crid.fmrp.usp.br


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: