USP Ribeirão Preto discute o adiamento do Enem e dos vestibulares em 2020
Conferência vai discutir as avaliações educacionais em tempos de pandemia

USP Ribeirão Preto discute o adiamento do Enem e dos vestibulares em 2020

Conferência virtual, promovida pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, será nesta quinta-feira, 21, às 19h

A conferência virtual "As avaliações educacionais em tempos de pandemia", promovida pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados (IEA-RP) Polo Ribeirão Preto, vai discutir o adiamento dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aprovado pelo Senado Federal nessa terça-feira, 19.

O evento terá como mediador o titular da cátedra, professor Mozart Neves Ramos, e participação da professora Maria Inês Fini, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e diretora do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Ela discute o tema com Eduardo Deschamps, ex-secretário da Educação de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A conferência virtual é nesta quinta-feira, 21, às 19h. Para participar, basta acessar o canal do IEA-RP no YouTube.

Em entrevista à Rádio USP, Maria Inês Fini disse que a aprovação pelo Senado do projeto, que agora segue para a Câmara dos Deputados, atende a uma demanda da sociedade brasileira. “O cerne de qualquer processo de avaliação está na ligação que se faz, quase que obrigatória, entre aquilo que se avalia ser exatamente o que foi ensinado, mas não sabemos como o conteúdo do ensino está sendo dado e apreendido pelo aluno”, afirma.

Mas há outra questão em discussão além do impacto da pandemia na educação brasileira. A portaria 458, de 5 de maio deste ano, editada pelo Ministério da Educação, traz mudanças para o Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, além do Enem. 

A professora considera inoportuna as mudanças propostas pela portaria no momento em que o Brasil discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para Maria Inês, a prioridade deveria ser a garantia do acesso dos alunos a um processo de recuperação das aprendizagens perdidas no isolamento social. 

 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: