USP Ribeirão promove primeiro Fórum de Coexistência Humano-Animal

USP Ribeirão promove primeiro Fórum de Coexistência Humano-Animal

Evento acontecerá entre 7 e 9 de dezembro, a partir das 19h

O Grupo de Trabalho sobre Fauna do Campus da USP de Ribeirão Preto, vinculado ao Comitê Técnico de Gestão Ambiental, promoverá o primeiro Fórum de Coexistência Humano-Animal, marcado para acontecer entre os dias 7 a 9 de dezembro, a partir das 19h.

O evento será gratuito e ocorrerá em comemoração ao Dezembro Verde, mês dedicado para conscientização contra o abandono de animais e aos risos da vida errante à saúde humana e ao bem-estar animal. Além disso, visa mostrar as problemáticas vinculadas à realidade de promoção de bem-estar e direito à vida para as populações silvestres e domésticas.

No Campus da USP Ribeirão, animais abandonados ou errantes são uma realidade, em alguns casos a presença dos animais domésticos ocorre em onde há animais selvagens, agravando o problema. De acordo com a organização do evento, “o impacto da presença de cães e gatos abandonados pode ser maior em locais de coexistência com a fauna silvestre, situação que gera conflito de opiniões ou interesses”, sendo um tema complexo e que exige uma visão interdisciplinar e o envolvimento da sociedade. 

As inscrições podem ser realizadas através do formulário disponível e o evento será transmitido pelo canal do Youtube

Mais informações pelas redes sociais ou pelo e-mail: [email protected].

Confira a programação completa abaixo:

No total, serão oito palestras e, em todos os dias, haverá um período destinado à conversa e interação entre palestrantes e público.

Dia 7, terça-feira

Cães, capivaras e humanos: a coexistência é possível?
Ministrará a palestra neste dia, Roberta Paolino, doutora em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP

 “A problemática do abandono animal: cenário mundial”
Será ministrada por Ana Lucia Baldan, doutoranda em Medicina Comportamental de Abrigos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“O que sabemos sobre a relação animal e humanos no campus USP-RP?”
Ministrado pelo próprio Grupo de Trabalho do Comitê Técnico de Gestão Ambiental da USP em Ribeirão Preto

Dia 8, quarta-feira

“A reparação de danos em casos de maus-tratos
Ministrada por Evelyne Paludo, advogada especialista em Direito Animal

Saúde única e a integração humano-animal
Por Michele Brugnerotto, mestranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Dia 9, quinta-feira

“A problemática dos cães abandonados em reservas ambientais”
Ministrada por Rafael Mana, biólogo e diretor do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, o Cras – Núcleo da Floresta

“Crowdpet: tecnologia colaborativa aplicada ao bem-estar animal
Fábio Piva, doutor em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e CEO da Scipet, empresa que tem como finalidade desenvolver soluções de inovação tecnológica aplicadas ao bem-estar animal fala sobre o tema.

“Abandono animal no campus da USP-RP: quando a comunidade participa da solução
O Comitê de Defesa ao Animal Comunitário para Saúde Pública da USP em Ribeirão Preto, que atua em defesa dos animais comunitários do campus da USP em Ribeirão Preto, formado por protetores alunos, funcionários e professores da Universidade, tratará da problemática do abandono de animais dentro do campus na palestra.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: