Rotina de estudos é principal dificuldade de alunos que prestarão vestibular
Muitos alunos pecam ao estabelecer horários de estudo durante o processo; veja como melhorar o desempenho

Rotina de estudos é principal dificuldade de alunos que prestarão vestibular

Falta de foco e determinação são considerados os "calcanhares de Aquiles" dos estudantes

A temporada dos vestibulares está chegando e, nesta época do ano, é comum que os estudantes estejam com os nervos à flor da pele. Pensando nisso, o Portal Revide buscou saber com alunos e professores qual seria a principal dificuldade que os vestibulandos enfrentam nesta etapa. Para ambos, o “Calcanhar de Aquiles” dos candidatos é manter uma rotina diária de estudos, o foco e a determinação durante o processo.  

Aruan Henri, professorSegundo professores, muitos alunos pecam ao estabelecer horários de estudo. Muitas vezes, eles favorecem matérias a que estão mais familiarizados, deixando de lado aquelas que os deixam desconfortáveis. Apesar de esta ser uma grande dificuldade, o professor Aruan Henri afirma que é a parte fundamental para os alunos que almejam grandes faculdades. "Atualmente, o aluno não pode ir fazer uma prova, de tamanha concorrência, sem ter essa rotina diária", comenta.

Para o aluno Gabriel Giocondo, que estuda para prestar medicina, não é diferente. A disciplina e concentração são as principais dificuldades que ele encontra. “Seguir uma rotina de estudos é complicado, ainda mais quando acumula matéria de outros dias. Você não sabe se deixa para depois o que está atrasado e estuda a matéria do dia, ou se faz o contrário, muitas vezes isso atrapalha”, afirma Giocondo.

Gabriel Giocondo, pré-vestibulandoHenri comenta que os jovens de hoje não têm mais o foco e determinação de antigamente, mas os alunos também têm suas qualidades. “Sinto que um ponto positivo dessa nova geração é que eles têm múltiplas habilidades, muitos alunos conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas, em contrapartida, isso faz deles pouco focados em termos de objetivos”, explica. O professor procura não estigmatizar, para ele cada um tem suas particularidades.

Para aqueles que conseguiram manter o foco, essa reta final é o momento de relaxar e focar em pontos cruciais. “Acho que o aluno que se preparou, no mínimo durante um ano, deve tirar o pé alguns dias antes das provas. Pode-se fazer algumas revisões mais superficiais, com o intuito de relembrar algumas questões. Este é o momento para ler algo diferente, ver bons filmes, escutar uma boa música, sempre coisas que irão agregar em uma futura redação", conclui Henri.


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Pixabay

Compartilhar: