Caged mostra alta nas vagas de emprego no mês de agosto
Ribeirão mantém saldo positivo de empregos

Caged mostra alta nas vagas de emprego no mês de agosto

Ribeirão Preto mantém saldo positivo na geração de empregos

O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), é uma importante fonte de informação do mercado de trabalho a nível nacional, com periodicidade mensal. Ele foi criado como um instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego. 



 

Sendo assim, o PDET (Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho) tem como objetivo divulgar as informações oriundas de dois Registros Administrativos, RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do CAGED. Através desse programa, o Ministério da Economia vem procurando disseminar informações cada vez mais abrangentes sobre o mercado de trabalho, usando diferentes tipos de mídia e atingindo, assim, diferentes grupos de usuários. 



 

Segundo a divulgação do mês de agosto feita pelo Ministério do Trabalho, foram criadas, somente neste mês, 220.884 vagas de trabalho formal. Este é o segundo melhor resultado mensal de 2023, ficando atrás apenas de fevereiro, que encerrou com um saldo de 250.385 vagas com carteiras assinadas. O dado também mostra uma alta de 54% acima do resultado divulgado em julho, que teve saldo positivo de 143.004 vagas. 



 

Ribeirão Preto manteve o saldo positivo na geração de empregos, com 596 vagas, totalizando 236.139 pessoas com carteira assinada nos últimos 12 meses, segundo a divulgação do CAGED deste 2 de outubro. Os dados, organizados pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, apontam 12.065 admissões e 11.469 demissões em agosto. 



 

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto também levantou que todos os setores econômicos apresentaram crescimento nas contratações, sendo o setor de serviços o que mais gerou empregos, com 245 vagas. Em relação ao gênero, a contratação de homens continuou dominante, enquanto que a faixa etária de maior contratação continua mostrando que o mercado prefere jovens de até 24 anos. O levantamento também mostrou que a escolaridade dos contratados segue sendo, preferencialmente, de pessoas com nível médio.

 


Foto: Freepik

Compartilhar: