Indústria da região tem crescimento dos postos de trabalho
Dados da Ciesp apontam, contudo, que acumulado dos últimos 12 meses é negativo

Indústria da região tem crescimento dos postos de trabalho

Setores de máquinas e produtos alimentícios foram os que mais cresceram

A indústria na região de Ribeirão Preto apresentou um crescimento na criação de postos de trabalho no mês de julho de 2019. Os dados fazem parte da Pesquisa do Nível de Emprego na Indústria realizado pelo Centro das Industrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Em julho, a região criou 400 postos de trabalho na indústria. Cerca de 0,6% a mais do que o mesmo período do ano passado. A região vinha de um mês de junho em queda. Na ocasião, foram extintos 300 postos de trabalho.

O aumento em julho foi influenciado pelas variações positivas no setor de Máquinas e Equipamentos (4,51%); Produtos Alimentícios (0,35%); Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (1,09%) e Produtos Químicos (1,56%).

Por outro lado, Produtos têxteis (-3,13%); Móveis (-2,41%); Produtos diversos (-1,94%) e Máquinas e materiais elétricos (-0,42%) foram os que mais registraram quedas, respectivamente.

Indústria Paulista 

Apesar do crescimento na região, a  indústria paulista contabilizou saldo negativo nos postos de trabalho em julho. Foram fechadas 3,5 mil vagas na comparação com junho, na série sem ajuste sazonal. No acumulado do ano, o saldo também se mostra negativo (-1 mil vagas). Feito o ajuste, houve recuo de 0,26% no mês.

“Esta redução já era esperada para o mês de julho, conforme havia sido sinalizado pela pesquisa Sensor. O avanço na agenda das reformas pode dar fôlego ao crescimento da economia, gerando emprego no setor industrial”, diz José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp e do Ciesp.


Foto: Agência Brasil

Compartilhar: