Ribeirão Preto registra queda em contratações no mês de maio
Apesar da diminuição em maio, saldo dos primeiros cinco meses do ano é positivo

Ribeirão Preto registra queda em contratações no mês de maio

Quantidade de admissões e desligamentos é alta na cidade, segundo informações do Ministério do Trabalho

A cidade de Ribeirão Preto gerou 233 novos empregos no mês de maio. São 356 vagas a menos do que o total registrado em abril, segundo levantamento do Ministério do Trabalho. No mês passado, houve déficit entre contratações e dispensas nos setores de Indústria (-112), Serviço Industrial de Utilidade Pública (-160), Construção Civil (-54), Comércio (-23), Administração Pública (-2) e Agropecuária (-13).

Apesar de queda entre os dois meses deste ano, maio supera o total de contratações contabilizadas no mesmo mês do ano de 2017, quando Ribeirão Preto gerou apenas 36 novos empregos. 

Em todo o ano de 2017, a Indústria contratou 6.387 funcionários na cidade, mas dispensou 6.884, totalizando um déficit de 497 postos de trabalho. Assim como a Indústria, os setores da Construção Civil, Comércio, Serviços Industrial de Utilidade Pública e Administração Pública também terminaram o ano no vermelho. Apesar das baixas, no entanto, o ano passado foi encerrado com saldo positivo de 473 vagas.

Otimismo

Só nos primeiros meses de 2018, Ribeirão já supera o saldo de postos de trabalho em 2017. De janeiro a maio, a cidade registrou um saldo positivo de 3.052 postos de trabalho. Já o ano passado todo foi encerrado com 1.036 vagas, no balanço total entre demissões e contratações.

Os dados foram obtidos por meio do Programa de Disseminação das Estatísticas de Trabalho (PDET) do Ministério do Trabalho.


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Pixabay

Compartilhar: