Adolescente de Ribeirão Preto supera dificuldades e é campeão nacional de atletismo

Adolescente de Ribeirão Preto supera dificuldades e é campeão nacional de atletismo

Victor Santos, que caminha 13 quilômetros para treinar, venceu favoritos e trouxe título para a cidade

O adolescente Victor Hugo Alves Santos, de 17 anos, superou as dificuldades e foi campeão do nacional de atletismo em Porto Alegre, no dia 18 de outubro. O atleta de Ribeirão Preto é um dos destaques da modalidade nacional.

O garoto participou dos 1.500 metros e foi campeão. A conquista veio nos últimos metros de prova, contra um garoto que não perdia há quatro anos.

Luta pelo esporte

Victor é conhecido pela humildade. De família simples, ele vai e volta dos treinos com uma bicicleta ou a pé. Ele mora a 13 quilômetros da Cava do Bosque, onde acontecem os principais treinamentos. “Comecei no atletismo em 2014, por influência de grandes estrelas do esporte como o Usain Bolt e sempre tive vontade de correr. Fui atrás e comecei a treinar. Minha família não me apoiava muito e me influenciava a fazer outro esporte, mas minha vontade era de correr. Para ir aos treinos, que ficam longe de casa, fazia todo o percurso a pé, ou de bicicleta, todos os dias, mesmo cansado eu não desistia porque queria realizar meu sonho”, diz Santos.

Segundo ele, logo em uma primeira competição, quatro medalhas foram conquistadas. “Desde então, tive ainda mais paixão por esse esporte, continuei treinando e me empenhando para conseguir chegar em lugares mais altos. Em um ano cheguei a ser cogitado para a disputa de um campeonato brasileiro, mas por falta de verba não pude ir, com isso desanimei e me afastei das pistas por um tempo. Mas vi que longe eu perdia muito do meu tempo e meus amigos continuavam a treinar forte, optei por voltar e me empenhar e algumas competições depois, consegui entrar no ranking brasileiro, entre os 10 melhores do país”.

Para participar do nacional, Santos venceu duas provas em um campeonato paulista. “No começo do mês fui ao campeonato estadual sub-18 onde conquistei duas medalhas de ouro, nos 800m e 1500m. Duas semanas depois embarquei para Porto Alegre, e no meu primeiro dia de competição consegui conquistar o título nacional nos 1500m, ganhando do atleta que lidera o ranking sul-americando da respectiva categoria. Hoje estou na vice-liderança do ranking nacional, com a segunda melhor marca do ano na prova, graças aos meus amigos e meu treinador Alex Faustino”, conclui o atleta.

 


Fotos: Divulgação

Compartilhar: