Atleta de Ribeirão Preto participa de Mundial Master de Atletismo
Atleta de Ribeirão Preto participa de Mundial Master de Atletismo

Atleta de Ribeirão Preto participa de Mundial Master de Atletismo

Marcos Macedo participa das provas de lançamento de dardo da competição que ocorre em Perth, na Austrália

Ribeirão Preto terá um representante no Campeonato Mundial de Atletismo Master, que começa na próxima quarta-feira, 26, em Perth, na Austrália. E não é qualquer um não, é Marcos Macedo, campeão Paulista, Brasileiro e Sul-Americano de lançamento de dardo na modalidade, mas ele não garante a vitória, mas sim o “melhor resultado possível”.

A epopeia de Marcos para chegar até lá começa neste fim de semana, que é a viagem até o país da Oceania. Serão mais de 30 horas de viagem. Mas antes, logo às 5h da manhã de sexta-feira, 21, ele acordou para realizar o último treino no Brasil antes de ganhar o mundo. Ele treina todos os dias no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) da USP, e conta que está se preparando para a disputa da competição há oito anos.

Isso porque Marcos quase foi ao Mundial anterior, disputado na Califórnia, nos Estados Unidos. Entretanto, um mês antes da competição sofreu uma lesão no joelho, que levou um ano e meio para se recuperar, e por isso o impediu de viajar para a disputa.

“Os mais otimistas diziam ‘não vai lançar nunca mais, tente mudar para natação’. Ao invés de mudar de esporte, mudei de técnico e de atitude, pois para Deus nada é impossível. Troquei minha tristeza por alegria, treinos e esforços constantes. Acreditar é apenas o começo, pois quem acredita desconfia, treino e esforço constante me fizeram ser convocado para representar Ribeirão Preto e o Brasil no Mundial deste ano na Austrália”, comemora o atleta.

Porém, o atleta clama por mais reconhecimento, dado ao esforço e às conquistas apresentadas, como os títulos nacionais, regionais e internacionais. “Acreditar é apenas o princípio. Minha única chance era o conhecimento e busquei conteúdo para superar as adversidades que a prova lançamento de dardo possui”, filosofa o atleta.

Na Austrália, ele terá a companhia de outros 33 atletas brasileiros, e as competições de lançamento de dardo, em que ele competirá, se iniciam no dia 1º de novembro.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: