Atleta de Ribeirão Preto sonha em se classificar para as Olimpíadas de Tóquio
Em Ribeirão Preto desde o ano passado, ele espera conquistar grandes títulos pela cidade

Atleta de Ribeirão Preto sonha em se classificar para as Olimpíadas de Tóquio

Rafael Andriato tem chegado perto de alcançar seu objetivo, mas ainda não conseguiu disputar os jogos olímpicos

Rafael Andriato representa Ribeirão Preto em todo o mundo

O atleta profissional de Ciclismo de Ribeirão Preto Rafael Andriato sonha em se classificar para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Em entrevista exclusiva ao Portal Revide, ele contou sobre os objetivos e a experiência que vem conquistando pela busca destas conquista.

Na equipe ribeirãopretana desde 2018, as primeiras impressões dele na cidade foram boas. Ele atuava na Europa desde 2008 e retornou ao Brasil recentemente. No ano passado, ele foi campeão de duas das três provas internacionais que disputou e agora faz parte da equipe que se tornou continental.

“Agora em 2019, nós temos essa chancela continental. Seremos a única equipe brasileira com o feito. Isso permite que possamos receber convites de provas no mundo a fora. Sendo que é um ano classificatório para as olimpíadas, isso é muito importante, tanto para a equipe como para o atleta. Queremos somar pontos para o Brasil e, assim, conquistar essa vaga”, falou.

De acordo com Andriato, a classificação para o próximo torneio olímpico é um objetivo pessoal que ele tem na carreira. “Já bati na trave algumas vezes. Fui para a Europa em 2008 pela primeira vez no ano de Pequim. Fui um dos pré-selecionados entre os cinco nomes, mas só havia duas vagas. Em 2012, foi o meu primeiro ano de profissional em uma equipe da Inglaterra. Ali, foi minha primeira vez como reserva nas Olimpíadas de Londres. O Brasil teve três vagas. Eu era o quarto. Já em 2016, no Rio de Janeiro, era outra grande oportunidade, mas o percurso não me favorecia. Eu sou um passista veloz e lá tinha muitas montanhas. Fiquei entre os cinco pré-selecionados e foram apenas dois novamente”, explicou.

Por fim, o atleta fala que tem esse objetivo na carreira e vai lutar para conseguir. “Para mim, particularmente, é um sonho chegar às Olimpíadas. Hoje eu tenho 31 anos, então quero buscar no ano que vem essa classificação, mas também espero tentar em 2024, como minha última oportunidade, mas o futuro a Deus pertence. Vou tentar fazer o meu papel e buscar os resultados para esperar”, finaliza o atleta.


Foto: Divulgação e Luis Claudio Antunes

Compartilhar: