Atletas de Ribeirão Preto disputam Mundial Sub-21

Atletas de Ribeirão Preto disputam Mundial Sub-21

Quatro atletas que representarão o Brasil são da Equipe de Ribeirão Preto, a partir desta quinta, na Indonésia

Os caratecas Rafael Nascimento (até 60kg), Stéphanie Trevisan (até 61kg), Arthur Menezes (até 75kg) e Christian Tavares (kata), da Equipe de Caratê de Ribeirão Preto (SME/Total Health/Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar), começam nesta quinta-feira, 12, junto à Seleção Brasileira, a busca por medalhas no Campeonato Mundial sub-21, que será realizado na Indonésia. Na Ásia, serão comandados por Ricardo Aguiar, assim como no time da cidade.

Mesmo com a ansiedade em alta, o técnico da Seleção revela que os atletas estão sendo preparados psicologicamente para não sentirem o peso da estreia na competição. Stephanie e Rafael, por exemplo, disputam o primeiro mundial da carreira.

“Nós fazemos um trabalho muito prático para que eles não sintam que é um Mundial, mas apenas mais uma competição, onde todos têm excelente nível técnico. Este é um campeonato que ganha quem erra menos. Isso faz com que o 'monstro' do Mundial se transforme em algo simples”, ressalta Aguiar.

Com desempenho positivo na temporada, o técnico Ricardo Aguiar acredita que o Brasil terá uma difícil missão devido à qualidade dos adversários, mas ressalta que a seleção vai brigar por título.

“Esperamos que seja uma competição muito forte e de nível técnico alto, no qual teremos o Egito, que é o atual campeão mundial na classificação geral, além de França, Alemanha, Irã, Espanha, Itália e a Ucrânia como principais adversários. Mas vamos fortes para trazer medalhas e bons resultados para o Brasil”, afirma.

A grande vilã da delegação, até agora, foi a viagem. Do Brasil até a Indonésia foram mais de 34h horas de voo. Além disso, existe a diferença de horário entre os dois países: 9h a mais do que a hora de Brasília.

“São dois ou três dias para entrar na linha. Estamos aqui desde domingo e agora estamos nos adaptando. Precisamos poupar alguns atletas nos treinos, para que não atrapalhem o foco e a determinação na hora da luta. Aos poucos a gente conseguiu fazer os ajustes”, explica.

Títulos em competições internacionais

Nos Jogos Pan-Americanos do Canadá, a Seleção Brasileira de Caratê conquistou três medalhas de ouro e duas de bronze. Com isso, a equipe teve a melhor campanha da história desde Mar del Plata, em 1995.

Como treinador, Aguiar levou o Brasil ao título do Campeonato Pan-Americano em 2013. O técnico é heptacampeão sul-americano, vencendo duas vezes no comando da equipe e cinco como atleta. No Pan, ele é hexa, sendo três títulos lutando e três como treinador.

No Mundial de 2014,  também com  Aguiar como técnico, a Seleção conquistou medalhas com Douglas Brose (ouro) e Vinícius Figueira (bronze).  Em junho desse ano, o Brasil foi bicampeão sul-americano na 25ª edição do torneio continental, realizado no Chile.

Revide On-line, com informações assessoria de imprensa
Foto: Divulgação

Compartilhar: