Atletas de Ribeirão Preto garantem ouro nas Paralimpíadas Escolares de 2022
Esse foi o 10º título do estado desde 2006

Atletas de Ribeirão Preto garantem ouro nas Paralimpíadas Escolares de 2022

Educandos da ADEVIRP participaram da delegação paulista, que venceu a competição pela décima vez

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, anunciou o Estado de São Paulo como o campeão das Paralimpíadas Escolares 2022, maior evento esportivo do mundo para jovens com idade escolar, na noite da última sexta-feira, 25, durante a cerimônia de encerramento, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.

 

A delegação paulista teve representantes de Ribeirão Preto, com a conquista de medalhas de ouro por educandos na ADEVIRP. Três educandos da ADEVIRP tiveram participação fundamental nessa conquista do Estado. Lorraine Martins conquistou a medalha de ouro nos 100 metros rasos, pelo atletismo, e os irmãos José Eduardo e Marco Antônio Almeida sagraram-se bicampeões pelo goalball.

 

Essas conquistas são fruto de um trabalho multidisciplinar realizado com muito empenho e carinho pelos profissionais da ADEVIRP. A prática esportiva realizada pelos educandos complementa a formação pedagógica e pessoal desenvolvidas na instituição. Esse é o caso do educando Marco Antônio Almeida, que ao término das Paralimpíadas Escolares se junta à Seleção Brasileira de Goalball sub 23 para a disputa de um torneio internacional em Barcelona, Espanha, entre os dias 1º e 6 de dezembro.

 

A ADEVIRP tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes na participação de sua equipe de Goalball em etapas do campeonato paulista e o Centro de Referência Paralímpico de Ribeirão Preto prepara uma aproximação e já propôs parceria para o ano de 2023, onde mais educandos participarão de atividades esportivas promovidas pelo Centro de Referência.

 

“Que 2023 seja novamente um ano repleto de oportunidades e conquistas no esporte Paralímpico, e os educandos da ADEVIRP possam não somente disputar medalhas, mas se tornar cada vez mais cidadãos de bem que sabem onde estão e onde querem chegar”, relata o Professor de Educação Física da entidade, Jonatas Cursiol.

 

 

Esse foi o 10º título do estado desde 2006, ano em que o CPB organizou a primeira edição dos “Paralímpicos do Futuro”, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as “Paralimpíadas Escolares”, nome adotado a partir de 2009.

 

Além de 2022, São Paulo, que somou 594 pontos nesta edição, também foi campeão nos anos de 2006, 2009, 2011, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021, conquistas que transformam os paulistas nos maiores vencedores do evento. A segunda colocação de 2022 ficou com Santa Catarina (308 pontos), enquanto o Pará (304 pontos) terminou em terceiro lugar.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: